Pedagogia das relações: construção e possibilidades

Filme Utilizado Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS

Data da Experiência:31/05/2008

Temas transversais: Pedagogia

Nível de ensino da turma*: Superior

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Darcel Andrade Alves

Instituição:ESCOLA MADRE CELESTE
| PA | ANANINDEUA
| Particular
Investigar as diferentes possibilidades de se construir relações de afetividade entre os sujeitos [intérpretes], de diferentes gerações ou classes sociais.
Identificar no filme os signos representativos de uma afetividade construída entre os intérpretes, suas formas e representações.
Averiguar as diferentes significações desses signos na formação da relação afetividade entre os intérpretes.

Aula 1. Aula expositiva sobre a relação com o saber, a sociologia do sujeito [CHARLOT,2000]; Aula 2. Aula expositiva sobre os conceitos de semiótica aplicada (SANTAELLA, 1998): observação,contemplação e percepção visual. Aula 3. Orientação e sistematização: aplicação de questionário com perguntas abertas sobre os objetivos recorrentes; 3.1. Projeção do filme "Dona Cristina perdeu a memória"; 3.2. Contextualização do filme e os conteúdos da aula expositiva, dialogando com outros autores das ciências humanas; Aula 4. Com base no filme supracitado, elaboração de texto sobre a construção de saberes em uma relação de afetividade, o EU e o OUTRO; o SER e o NÃO-SER, a história de vida, memória... (FREIRE,1999;CHARLOT,2000;e THOMPSON,1997)

O interesse pela atividade foi geral, unânime. Trabalhar com filmes em sala de aula é sempre um grande prazer, não somente para o professor, mas principalmente para os alunos. Saber recortar uma cena de um longa-metragem ou projetar um curta, com caráter pedagógico, refere inúmeras possibilidades de percepção das diferentes linguagens oferecidas por este instrumental [filme]. Com o filme "Dona cristina..." não foi diferente. Os alunos desejaram levar suas famílias e compartilhar seus saberes na construção e fortalecimento de suas relações; outros desejaram ampliar a projeção para outros alunos do ensino fundamental em uma ação de extensão com a comunidade escolar do bairro e escolas que trabalham [alguns]. Emocionantes foram os relatos após a exibição, as relações dos saberes do filme com os saberes cotidianos de cada um [aluno]. Outras possibilidades foram apresentadas como expressão de sentidos para se trabalhar na escola: desenho, poesia, performances, até a idéia de se fazer uma entrevista com os avós, conhecer suas histórias de vida, identificar reminiscências de uma memória e valorizá-la, um estudo de caso, utilizando técnicas de pesquisa conforme as normas da ABNT.