|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 130 { professores: 0 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes

Encarando a vida, como em um filme

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ



Data da Experiência:10/08/2008

Disciplina(s): Ciências , Língua Portuguesa , Teatro

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:22

Autor do relato:JOSENILDO PINHEIRO DA SILVA

Instituição:ESCOLA MUNICIPAL BELMIRA VIANA
| RN | CERRO CORA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Objetivo Geral:
Promover uma reflexão acerca do perfil do adolescente, frente à realidade em que se vive sob uma perspectiva de projeção de futuro.
Objetivos Específicos:
-Refletir acerca do perfil do adolescente;
-Reconhecer as principais características da fase adolescente: comportamentais, de sexualidade e de identidade;
-Identificar os principais problemas enfrentados pelos adolescentes;
-Discutir os conflitos vivenciados pelos adolescentes, na família, na escola e na sociedade;
-Perceber a desigualdade de geração e contexto social como uma possível causa dos problemas vivenciados pelos adolescentes;
-Registrar em um curta metragem as principais idéias abordadas ao longo das atividades, na persctiva de dar vez e voz aos adolescentes.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Para que os objetivos estabelecidos fossem alcançados ,foram desenvolvidas as seguintes atividades: -Preparação para exibição do curta metragem "Dadá": questionamento acerca dos anseios e dificuldades dos adolescentes e leitura da sinopse do filme; -Exibição do filme "Dadá" -Discussão das principais idéias contidas no filme: características de cada personagem, espaço, tempo e enredo, bem como gênero (documentário/ficção), através de estudo de roteiro, em grupo; -Dinâmica de grupo para elaboração de panorama com as principais dificuldades enfrentadas pelos adolescentes, mediante roda de conversa; -Estabelecimento de relação da temática do filme com a realidade dos alunos; -Realização de palestra sobre sexualidade e DSTs; -Planejamento para produção de curta metragem: elboração de roteiro, definição dos papéis, personagens, temática e espaço; -Produção do filme e apresentação para a comunidade escolar.

Comente os resultados da experiência
Desde a proposta de exibição do filme, a partir do momento que lhes foi apresentada a temática, os alunos demonstraram-se bastante motivados a participarem das atividades co-relacionadas, aspecto que foi intensificado quando lançou-se a proposta de gravação do curta metragem. Ao final, com a produção do curta, os alunos demonstraram mais tranquilidade em encarar a fase que vivenciam, além de que a discusão de um tema tão próximo promoveu o resgate da confiança e auto-estima, dando aos alunos maior tranquilidade e encorajando-o a melhor resolver os conflitos desencadeados pela fase em que se encontram.