|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Cidade dos Animais

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ



Data da Experiência:17/10/2007

Temas transversais: Educação Ambiental , Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:35

Autor do relato:cleide brasil rodrigues

Instituição:ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA
| PE | JABOATAO DOS GUARARAPES
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Conscientizar sobre perigos doenças na apropriação de animais fora de seu habitat natural.
Incentivar para a concervação e o cuidado com a flora e fauna de seu entorno (comunidade).
Promover a valorização do meio ambiente no seu espaço escolar.
Preservar e zelar pelos espaços públicos que utilizam para seu lazer.
Identificar possiveis problemas saúde com contatos animais fora de seu habitat natural.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Preparação do espaço pelos alunos onde será veiculado o filme. Breve relato sobre o enredo do filme, com os questionamento sobre o meio ambiente x animais x saúde. Exibição do filme,relembrando que os mesmos deverão ficar atentos aos diversos momentos da história, anotando-os para realizarem uma coletânea de imagens em jornais, revistas, etc. Debate sobre as diversas doenças provocadas pelos animais que vivem na cidade. Coletânea de imagens para representar a história em um painel roteiro cinema. Exposição em painel, no espaço Cidadania na escola, com um breve relato reescrito pelos alunos com as imagens coletadas.

Comente os resultados da experiência
Todo o grupo sentiu-se ocupante deste contexto cidade x animais e os mesmos relataram que sempre jogam comida aos animais e que muitos chegam a brincar com eles ao dar-lhe comida na mão. Comentaram que nunca haviam pensado que poderiam contrair doenças ao manter contato e conviver com estes animais. Julgavem que só aconteceria em alguns causos tipo: enchentes, lixões, moradores de rua, etc. O momento foi de muitas descobertas. Registaram como é importante o trabalho com filmes e, por serem curtas, todos puderam interagir e relatar suas experiências no horário aula(noite/45 mim), deixando-os mais "antenados e atualizados". Outra ênfase foi a possibilidade da interdisciplinaridade, viabilizando o conhecimento de forma mais leve e compreensível por todos.