A vida animal nos centros urbanos

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ

Data da Experiência:05/10/2007

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Maria Lucia Gonçalves Torres

Instituição:SIMÃO ANGELO ESC DE ENS FUND E MÉDIO
| CE | PENAFORTE
| Estadual
Refletir sobre a relação do homem com o meio bem como, os cuidados que se deve ter na preservação ambiental.
Relacionar e diferenciar as semelhanças da vida dos bichos com a vida do homem na cidade.
Identificar problemas sociais vividos pelos bichos comparando com os problemas humanos.
Refletir sobre a adaptação dos animais nos centros urbanos.
Observar as vantagens e desvantagens de conviver com animais no ambiente urbano e familiar.

Apresentação do filme e percepção oral sobre o enredo do filme. Em grupo, pesquisar sobre os animais em que estão em extinção e as causas que os levou a extinção (mudança climática, caça predatória, poluição, desmatamento e queimadas). Entrevista na cidade com pessoas que criam animais e como se dá o relacionamento entre eles. Elaboração de gráficos mostrando o quantitativo de animais e espécies na cidade. Socialização dos grupos de trabalho e montagem de um painel com as informações obtidas. Produções textuais: dissertação, paródia, poesia, crônica e fábula. Elaboração de um abaixo-assinado reivinficando da administração local o recolhimento dos animais na cidade.

Ao longo do processo histórico dominados e dominante se fizeram presentes, mudanças ocorreram e a expansão territorial que para muitos representam a vitória para outros ocasionou sua extinção. A partir do filme, os alunos passaram a ver melhor a cidade em que vivem e o relacionamento existente entre o homem e o animal. Em Bichos Urbanos percebe-se suas características biológicas, alimentação e formas de convivência. Esta última situação demonstra a luta pela sobrevivência, a qual é semelhante entre os seres racionais e irracionais. A experiência vivida pelos alunos nas atividades e socialização transformou o olhar dos mesmos, demonstrando preocupação por parte de todos em relação a desigualdade existente entre os seres. A falta de consciência em relação as doenças é um fator preocupante e que nos deixa com o compromisso de fazermos outras atividades que aprofundem mais os conhecimentos adquiridos, conscientizando-se de que todos devem ser respeitados para que haja um mundo melhor de se viver.