Utilizei este filme como parte do meu projeto "Copa do Mundo não Alienante" em 2.006 com turmas do 1o. ano do II ciclo do ensino fundamental ( antes denominadas 3as. série)
Assistimos também o Kinocopa e através deles mostrei a história da Copa, num país totalmente alienado quando se fala em futebol: o BRASIL que pára para assistir os jogos.
Discutimos o sofrimento da posição do goleiro, do torcedor, da criança abandonada, da "relação copa - eleições", pontuando esses tópicos em momentos estratégicos dos filmes e comparando com o que estamos vivendo. Fizemos uma hemeroteca para acompanharmos a evolução dos jogos e das eleições, discutindo assuntos tais como:
1.Comparação do país-sede com o nosso, observando a reação alienante dos torcedores, que esquecem os problemas de fome, abandono e os pequenos perdidos com tantas gritarias de gol, querendo apenas uma ajuda, uma atenção, uma lembrança pelas crianças desse Brasil.
2. Eleições: pesquisa de intenção de votos, votação com os alunos, simulação de uma eleição com os candidatos majoritários.
Tenho certeza que formei novas cabeças: podemos nos divertir, mas nada de fanatismos! Devemos pensar mais em outras causas relevantes, ou devemos ignorá-las, deixando-nos no torpor da emoção?