Sonho Desfeito - 1950

Filme Utilizado Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS

Data da Experiência:06/11/2007

Temas transversais: Educação Ambiental , Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:cleide brasil rodrigues

Instituição:ESCOLA SENADOR PETRONIO PORTELA
| PE | JABOATAO DOS GUARARAPES
| Estadual
Conhecer e situar fatos históricos em diversas épocas.
Compreender que histórias individuais podem e fazem parte integrante de histórias coletivas.
Aprender a utilizar as diversas formas de linguagem para reescrever ficção e realidade.
Fazer uso da linguagem teatral e da representação para recriar fatos históricos no
contexto social e político.

Após breve relato do professor sobre tema do filme, todos se perguntavam: o que realmente havia acontecido? como ficaram os torcedores naquela época? Enfim o breve relato gerou uma grande demanda de perguntas. Para solucionar a ansiedade da turma fez-se a exibição do filme Barbosa - com o sub título de Sonho Desfeito - 1950. Realizou-se uma coleta de dados e fatos sobre a época, para escrita de texto utilizando as diversas formas de linguagem. Preparação de todo material para representar os fatos da época, dentro do contexto social e político.

A exibição do filme gerou um grande debate pela turma, como já havia acontecido após o breve relato do professor, deixando a todos ansiosos para conhecer mais sobre a história daquela época, período da nossa História em que não havia eleição para presidente, viviamos com muitas limitações no ambiente social, político e educacional. Foram relatados fatos por alguns alunos sobre aquela época, pois relembraram que seus pais comentaram a grande tristeza daquele dia em que o Brasil chorou.. Após essa grande inquietação dos primeiros momentos, todos procuraram encontraram as mais diversas soluções para aquele título perdido, como não poderia deixar de ser já que todo brasileiro é técnico de futebol!A grande concentração, a ansiedade em ganhar dentro de casa, o nervosismo de toda uma nação, a cobrança para que fossemos campeões... Alguns alunos argumentaram que havia uma grande inquietação política naquela época que também poderia ter atrapalhado a concentração daquela equipe e que não foi o goleiro Barbosa o culpado daquele título perdido, mas, sim, um conjunto de vários fatos e detalhes não citados ou relatados. Contudo o mundo sempre procura um santo que não faça milagre e jogam a culpa naquele que está mais próximo - o fraco, o negro, o pobre, o assalariado, o analfabeto, enfim o sem-tudo, não esquecendo que o preconceito se fez presente na vida desse goleiro e de toda uma sociedade dita não racista ... Em síntese, esta foi a conclusão que a turma chegou ao final do debate. Após esse momento tão especial, os grupos reescreveram o texto e escolheram a melhor forma de reapresentar, para comunidade escolar, os fatos daquela época, retratando que a ficção e realidade se misturaram no conflito existencial relatado pelo garoto no filme.