Histórias de lobisomem

Filme Utilizado O Lobisomem e o Coronel | Animação | De Elvis K. Figueiredo, Ítalo Cajueiro | 2002 | 10 min | DF

Data da Experiência:22/10/2007

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:maria clelia fernandes da silv

Instituição:FERNANDO CAVALCANTE MOTA, EEFM
| CE | FORTALEZA
| Estadual
O lobisomem e o coronel é uma animação que demonstra a simplicidade e a força da literatura de cordel e da cultura nordestina. Os objetivos de aprendizagem a partir do filme foram os seguintes:
*Conhecer as características do gênero textual da Literatura de Cordel.
*Produzir textos escritos criando um novo final para a história.
*Apresentar e comparar as várias versões de histórias de lobisomem (orais, escritas, filmes estrangeiros e livros).
*Conhecer e utilizar a técnica de xilogravura com material reciclável.
*Expressar-se por meio de dramatização.

*Exibição do filme e identificação dos seguintes elementos da narrativa: personagens, lugar e enredo. *Apresentação do roteiro e ficha técnica. *Produção escrita de um novo final para o filme. *Apresentação de outros textos de cordel (biblioteca) e análise da estrutura desse gênero: versos,temas,desenhos,linguagem. *Leitura (biblioteca)sobre o lobisomem e outras lendas. *Produção de um cordel sobre lendas do Nordeste. *Pesquisa de filmes estrangeiros sobre lobisomem.Comparar o tema, a linguagem e o espaço desses filmes com o curta. *Dramatização de três histórias (equipes)com o lobisomem e o coronel.

O tema do filme despertou interesse por tratar-se de uma lenda muito conhecida pelos alunos.Havia um silêncio, uma expectativa tão grande quanto ao desfecho da história que ele foi exibido duas vezes seguidas a pedido dos alunos.Em seguida discutimos as versões sugeridas que foram registradas e posteriormente dramatizadas.A qualidade da animação também foi comentada e elogiada. A partir daí, os alunos sentiram-se estimulados a ler e pesquisar sobre a literatura de cordel, a xilogravura, lendas e outras histórias de lobisomem. Foram atividades que resgataram o interesse pela leitura e escrita e serviram para aperfeiçoar o ensino da língua portuguesa.