Resenha Crítica:Mãe ou Madrasta

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR

Data da Experiência:16/10/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Cidadania

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Valquíria A. Pezeiro Simiele

Instituição:LUIZ ZACHARIAS DE LIMA DR
| SP | MONTE ALTO
| Estadual
Oficina de redação - criação de resenha crítica:
levar o aluno a conhecer as características do gênero resenha e identificá-las em jornais e revistas; elaborar uma resenha crítica sobre o documentário assistido, estimulando outros alunos a assistirem ao filme; escolher determinado posicionamento enunciativo que seja adequado à situação de comunicação em questão; expressar sua opinião sobre o curta-metragem; fornecer informações essências sobre o filme (resumo, ano, direção etc.); fazer uma avaliação geral do documentário; ampliar o conhecimento de mundo do aluno, através do contato com o momento político da época, contextualizado nas crônicas (cartas) e depoimentos apresentados em
" Cartas da Mãe".

1º) Apreciação da música O Bêbado e a Equilibrista; 2º )Conhecendo Henfil: pesquisa biográfica; conhecendo o momento político da época; vídeo de apoio sobre a volta dos exilados políticos em 1979 ( YOUTUBE - Elis Regina em Queridos amigos - O Bêbado e a Equilibrista); conhecendo a categoria filme de curta-metragem; 3º) Exibição do documentário; 4º) Leitura e comentários das doze crônicas que sustentam o documentário; 5º) Reconhecimento dos Níveis de Linguagem presentes nas cartas (linguagem formal e informal); 6º) Revisão dos Tipos de Comunicação (verbal, não-verbal e mista) dentro do Gênero Cartum; 7º) Aula expositiva sobre o Gênero Resenha ( estrutura e características); 8º) Atividades de reconhecimento de resenhas críticas em jornais e revistas (verificação do uso do tempo presente e da utilização da 3ª pessoa do singular e da voz passiva como marcas de impessoalidade); 9º) Reapresentação do curta-metragem; 10º) criação de resenhas para divulgação do documentário "Cartas da Mãe" dentro da escola;11º as melhores resenhas foram colocadas no mural a escola.

"Que sonha com a volta do irmão do Henfil / com tanta gente que partiu num rabo de foguete" - esses foram os versos que coloquei na lousa, assim que entrei na sala de aula, para começar mais uma oficina de redação. Fiquei esperando alguma reação dos alunos; fez-se um silêncio profundo, que, logo foi quebrado com a execução da música "O Bêbado e a Equilibrista". Alguns alunos cantarolaram pedaços da música, mas confessaram não entendê-los. Dividi a classe em três grupos e propus que escolhessem um dos três temas para pesquisa:ditatura militar no Brasil, biografia do Henfil e filmes de curta metragem. Planejei uma aula, na sala de informática, para apresentação das pesquisas e exibição de um vídeo de apoio sobre a volta dos exilados políticos (Youtube). Só depois dos trabalhos apresentados e comentados, o documentário "Cartas da Mãe" foi exibido para a classe . Lemos as cópias das cartas apresentadas no documentário. Os alunos analisaram o nível de linguagem empregado pelo jornalista e as marcas de oralidade nas cartas; pedi que reescrevessem algumas dessas passagens em linguagem formal.Analisamos o Gênero "Cartoom" e revisamos conceitos sobre Tipos de Comunicação. Trabalhei o gênero Resenha Crítica com atividades de reconhecimento do gênero em jornais e revistas; pedi aos alunos que analisassem algumas resenhas críticas sobre filmes, livros, exposições ou shows e percebessem o poder de influência que elas exercem sobre a escolha do leitor,ou seja, que eles compreendessem que o sucesso ou insucesso de uma obra está na opinião de quem as escreve. Desenvolvidas todas as atividades, propus para essa oficina de redação a reapresentação do curta-metragem e, posteriormente, a elaboração de uma resenha crítica divulgando o documentário "Cartas da Mãe" para toda comunidade escolar. As melhores resenhas foram expostas no mural da escola, juntamente com alguns cartuns, em homenagem aos 20 anos da morte do Henfil.