|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Incentivando a Escrita

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR



Data da Experiência:30/09/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:45

Autor do relato:marlecia Maciel
Objetivos do uso do filme
Os alunos estão perdendo o hábito da escrita: não querem escrever e quando vão redigir alguma coisa
já estão habituados a escreverem abreviados como por exemplo "v/c, p/q, ñ, etc."
pelo modo que escrevem no computador. O objetivo maior em passar o filme CARTAS DA MÃE foi mostrar a importância da escrita através da carta e como redigir uma carta, bem como, para que soubessem que para se começar uma carta usa-se o nome da cidade, data, saudação à pessoa. Observaram também o que é margem, parágrafo e uso de letra maiúscula. Conheceram ainda o prreenchimento de endereço e CEP.Apesar do filme ser muito rico em conteúdo eu não pode aprofundar muito pois a turma é composta por alunos do 6ºano e eles ainda não têm muito noção do tema central do filme.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Fizemos um círculo e assistimos o filme. Em seguida comentamos quem tinha familia morando em outra cidade e se essa pessoa já tinha escrito alguma carta para eles. Alguns falaram que sim, outros que não. Então foi colocado na sala de aula uma caixa para dizer que o que são Correios. Todos escreveram uma carta. A maioria não sabia como iniciar. Trabalhamos, então, como se inicia uma carta. O conteúdo, em geral, foi sobre a saudadede que eles estavam sentido pela pessoa que estava afastada por muito tempo. Escreveram o endereço e conversamos sobre a importância do CEP, pois sem ele a carta não poderia chegar.Foram usads endereços dos colegas de sala, somente para fins de simulação. As cartas foram postadas e, como quem recebeu foi o próprio colega da sala de aula, quando eles mandaram as respostas a atividade tornou-se mais dinâmica.

Comente os resultados da experiência
Os alunos perceberem como é importante a escrita. Em seus depoimentos falaram que quem não sabe escrever, na verdade também não saber ler... Eu fiquei muito orgulhosa dos comentários deles.