SUPERAÇÃO

Filme Utilizado Metamorfose | Documentário | De Ana Cristina Costa e Silva | 2002 | 17 min | DF

Data da Experiência:27/08/2012

Disciplina(s): Ciências

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Eduardo Beltrão de L. Córdula

Instituição:ESC MUL MAJ ADOLFO PEREIRA MAIA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Levar o alunado a refletir sobre sua postura perante a vida, as escolas e os desafios que surgem, para que não fiquem apáticos e reajam, buscando soluções e seguindo enfrente na busca pela emancipação individual, mas sem perder a coletividade social.

Abordagem da temática: Superação e desafios em sala de aula, com debate didático em círculo , e, posteriormente, exibição de documentário de curta duração ao alunado, para, depois, proceder com interpretação textual com confecção de manuscrito na forma de resumo crítico do vídeo, apontando os lados positivos e negativos, além de colocar a mensagem central em suas vidas de forma comparativa. Os resultados foram avaliados a partir da participação e integração da turma com o tema escolhido, o seu grau de entendimento e de debate durante as etapas do processo de aprendizagem, além da leitura do material manuscrito produzido.

No primeiro momento, tivemos um debate nos colocando em forma circular, sobre a problemática da turma - a apatia intelectual - perante os estudos e as disciplinas. Em um segundo momento, foi exibido o vídeo documentário, que trata de superação de problemas pessoais de ordem física e emocional, mostrando que tudo que nos acontece na vida pode ser superado, e os problemas podem ser transpostos sozinhos: pela nossa força de vontade e/ou, com ajuda das pessoas que estão à nossa volta, principalmente com a nossa família. Realizaram, após exibição, um relato escrito na forma de um resumo crítico, colocando os pontos positivos e negativos do vídeo, sua importância, e relatando a mensagem do vídeo em comparação com o que foi exposto no primeiro momento de debates. No terceiro momento, após a leitura das interpretações textuais manuscritas, foi gerado um novo círculo de debates didáticos, onde houve maior participação e integração da turma, com reconhecimento da problemática da apatia em sala de aula, e que poderiam a sim como a protagonista do vídeo apresentado, superaram suas próprias dificuldades nos estudos e na participação da sala de aula.