|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O Esporte transformando vidas.

Filme Utilizado Metamorfose | Documentário | De Ana Cristina Costa e Silva | 2002 | 17 min | DF



Data da Experiência:29/08/2012

Disciplina(s): Educação Física

Temas transversais: Inclusão/Deficiências

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:30

Autor do relato:Anelise Beatriz Gamba
Objetivos do uso do filme
O uso do curta-metragem Metamorfose foi oportuno, em momento Paraolímpico que vivemos. A transformação que ocorreu na vida de Rosinha, com o acidente que a fez perder uma perna, promoveu a sua inserção no esporte e a tornou campeã paraolímpica no Atletismo. Uma história real do que o esporte pode proporcionar na vida das pessoas, principalmente no esporte adaptado.Com o curta, os alunos presenciaram a realidade de muitos campeões que estavam em Londres para esse megaevento esportivo. Motivados para conhecerem os esportes adaptados e os atletas com suas deficiências, puderam perceber a superação desses atletas com suas dificuldades,a persistência na busca de seus objetivos e o que o esporte pode proporcionar na vida das pessoas com deficiências, na melhoria de sua qualidade de vida.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Os alunos assistiram ao curta-metragem em aula agendada no anfiteatro da escola, com uso de data show, e acessando o curta no site. Na mesma aula, também assistiram a um vídeo, complementando o tema com os esportes adaptados das Paraolimpíadas de Londres. Em outra aula em sala, os alunos formaram pequenos grupos e produziram um texto de 10 a 15 linhas, fazendo um comentário sobre o curta. A próxima etapa é a organização das produções dos alunos em Livro Digital, intitulado Paraolimpíadas 2012.

Comente os resultados da experiência
Os alunos tomaram consciência da importâcia dos esportes na vida das pessoas com deficiências, trazendo um novo sentido à vida, um caminho transformado, muitas vezes, acidentalmente,mas que mostra uma nova oportunidade de ser feliz,superando a limitação e vencendo os obstáculos sem desistir. Puderam conhecer sobre os esportes adaptados e o evento esportivo mundial das pessoas com deficiências, motivados pela história de Rosinha e sua lição de vida, de não perder uma oportunidade de viver com muitas alegrias.