|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 43 { professores: 1 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O peixe fora d água

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ



Data da Experiência:26/09/1907

Temas transversais: Educação Ambiental , Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 7 a 10 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:38

Autor do relato:Roseli Biasus Paschoalini

Instituição:ZULMIRA CAVALHEIRO FAUSTINO
| SP | SAO PAULO
| Municipal
Objetivos do uso do filme
1- Compreender que cada ser vivo tem seu próprio espaço para se desenvolver e tirá-lo dele pode ser sua morte; 2- Compreender a importância de se manter as espécies em seus habitats e não comprá-los porque são bonitinhos; 3- Dar ciência sobre a atuação do Ibama e outras entidades protetoras dos animais; 4- Exibir alguns animais que estão em extinção.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Inicialmente pesquisei na página www.curtanaescola.com.br e escolhi um curta chamado Velha História, que trata, entre outros temas, sobre Meio Ambiente, para um trabalho desenvolvido com os alunos de 3ª e 4ª série. Após assistirem o curta puderam reescrever a história e representá-la de outras formas: - As classes começaram a reescrita no computador e logo após levaram esta idéia para classe; - Após reflexão e conversa entre as professoras e alunos houve uma nova reescrita no papel; - Após a reescrita foi feita uma ilustração para o curta; - Cada sala explorou as atividades à partir da conversa com seus alunos; - O produto final foi um belo livrinho de história e uma boa tarde de autógrafos para os alunos em numa feira cultural.

Comente os resultados da experiência
Os alunos se emocionavam com o desfecho: alguns até encheram os olhos de lágrimas! Na hora de reescrever a empolgação foi enorme, pois queriam escrever a história toda ao mesmo tempo. Percebemos que alunos com grandes difilculdades em escrever sentiram-se à vontade para participar!