O homem e o peixinho

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ

Data da Experiência:21/10/2007

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Inez Rosa herrmann

Instituição:EM BOA ESPERANÇA
| MT | SORRISO
| Municipal
Salientar e valorizar a importância da amizade;
Analisar a relação texto-imagem;
Oportunizar a estudante o medo de se expressar em público através de dramatizações e música;
Despertar no estudante a consciência de preservar o meio ambiente;
Proporcionar ao estudante situações que levam a perceber as diferenças que existem de raça, cor, religião...

1ª Atividade -Roda de conversa sobre o assunto. -Leitura do texto pela professora "Velha História"de Mário Quintana. -Brincadeira "Batata Quente"(caixa surpresa e música): frases dentro da caixa surpresa. Os estudantes vão passando-a ao som de uma música; quando parar a música aquele que estiver com a caixa deve pegar um papel, ler a frase e terminar a mesma.Exemplos: Ser amigo é... Bom Amigo é Aquele Que... Meu amigo do coração é... A melhor aventura que tive com meu amigo foi quando... Fiquei triste quando meu amigo... Não gostoquando meu amigo... Quero que meu amigo... deve-se oportunizar a participação de todos. 2ªAtividade Distribuir a letra da música "Amigos do Peito." Ouvir a Música Propor Leitura e debate sobre a letra da Música. Cantar juntos e individualmente, de acordo com as personagens da música. 3ª Atividade Fazer amigo secreto Distribuir os nomes para sorteio. Propor a confecção de um cartão para o amigo que pegou. confeccionar caixa de presentes com pintura. 4ª Atividade Assistir o Filme."Velha História." Discussão sobre o que achou. Observar a relação das crianças ao assistir o filme e ouvir a história. Produzir frases, textos e desenhos para exposição no mural. 5ª Atividade Confecçâo das personagens com massa de modelar, em duplas, e criar um diálogo. 6ª Atividade Revelação, com comentários, sobre o amigo secreto, usando o microfone para desinibir.

Os alunos gostaram muito desta experiência, pois foi conduzido de um forma dinâmica onde todos tiveram a oportunidade de participar de todas as atividades.A confecção da caixa de presente foi muito interessante, pois tiveram que procurar a gravura do presente que queriam presentear de acordo com o amigo que pegaram. A revelação do amigo secreto foi muito legal, principalmente na hora de usar o microfone pois muitos tinham receio de falar para outras pessoas. Foi uma forma de desinibir, perder o medo. Quando assistimos o filme foi emocionante! Algumas crianças sentiram pena das personagens, reagiram com muita emoção.Tentaram retratar a emoção que sentiram na contrução dos personagens com massa de modelar, fazendo semblantes de tristeza. Alguns sugeriram a mudançs do final da história.Como por exemplo: Que o peixinho não morresse e a amizade continuasse; Que o peixinho ficasse com o homem; Que o peixinho vivesse num aquário perto do homem. Que o peixinho ao ser jogado no rio não morresse e vivesse feliz com sua família, e todo dia o homem fosse visitá-lo.