Velha História

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ

Data da Experiência:30/10/2007

Disciplina(s): Artes , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Zélia Azevedo da Silva

Instituição:SIMÃO ANGELO ESC DE ENS FUND E MÉDIO
| CE | PENAFORTE
| Estadual
Refletir sobre a afetividade existente entre as pessoas e os seus animais de estimação a partir da projeção do filme, incentivar a elaboração de textos como: entrevistas, dissertações, narrações, cordéis e observação de casos de cuidados entre o homem e seus animais, despertando com isso, o amor pela fauna brasileira como também conhecer formas para sua preservação.

Projeção do curta; compreensão oral a partir de questionamentos; relatos de casos conhecidos de pessoas e seus animais de estimação; elaboração de textos por equipe como: narração, dissertação, cordel, elaboração de entrevistas; pesquisa em revistas e livros sobre alguns animais proibidos pelo IBAMA de serem criados em cativeiro. No dia 06/11, foi realizada a socialização das atividades planejadas, onde houve também a apresentação de uma peça teatral que culminou com a música Amigo de Milton Nascimento.

Os alunos entrevistaram pessoas que criam animais e puderam observar um grande amor existente entre eles.Os grupos que ficaram com a elaboração de narração e dissertação, além de se basearem no filme, ainda pesquisaram sobre o tráfico de animais silvestres e formas de conseguir adotá-los. O mesmo aconteceu com os que produziram rimas. O mais interessante foi observar que os alunos, além do grande interesse em saber sobre os animais ameaçados de extinção, e quais medidas tomar para que isso não aconteça, demonstraram também, grande preocupação com a amizade como sendo um valor candidato a extinção.