cidadania

Filme Utilizado Ratos de Rua | Animação | De Rafael de Paula Rodrigues | 2003 | 5 min | RJ

Data da Experiência:02/04/2012

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Edinalva Ferreira Gonçalves

Instituição:COLEGIO PIO XII
| BA | JAGUAQUARA
| Estadual
O trabalho com este filme teve como objetivo discutir a questão da cidadania, do menor abandonado, do uso de drogas e do resgate dos valores morais que estão se perdendo.

Após assistirem ao vídeo os estudantes debateram sobre o tema, emitiram sua opinião e alguns chegaram a dizer que qualquer um deles poderia tornar-se um menor abandonado bastando apenas afastar-se da família por rebeldia, uso de drogas etc. Alguns relacionaram o uso da droga ao abandono, colocando que a droga pode levar ao abandono tanto como o abandono pode levar ao uso de drogas. Foi feita uma mesa redonda para discussão do tema como se eles fossem governantes e os mesmos sugeriram as seguintes ações para grupos de risco: Planejamento familiar Educação em tempo integral Palestra com os pais a fim de aprenderem a não maltratarem os filhos Ajuda aos pais usuários de drogas Conscientização da população de que o menor abandonado não é rato, é gente.

Este é um projeto piloto de reforço escolar no turno oposto, no qual não se trabalha por disciplina, mas por área de conhecimento. O resultado foi muito importante, principalmente na questão das ações por parte dos governantes propostas pelos estudantes . É que alguns deles já estão em situação de risco.Logo, eles puderam espressar a sua visão prática, suas vivências e dores. Quando pedido sugestões para que os mesmos não viessem a se tornar menores abandonados, eles enfatizaram bem o estar longe das drogas, não fugir de casa, bem como o respeito aos pais.