Diversidade Cultural

Filme Utilizado O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ

Data da Experiência:18/11/2009

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:antonia zago

Instituição:ESC EST ENS MEDIO DR CARLOS KLUWE
| RS | BAGE
| Estadual
- Sensibilizar os alunos para refletirem sobre o tema da diversidade cultural; - Despertar para a leitura de textos de diferentes esferas e gêneros textuais/discursivos distintos sobre o tema, verificando a contribuição da organização das orações para a compreensão, interpretação e produção dos mesmos.

Desenvolvido no âmbito de uma disciplina de Lingua Portuguesa, a unidade procurou abordar a diversidade cultural sob diferentes perspectivas e a partir de variados suportes textuais/discursivos. Nesse contexto, utilizou-se como ponto de partida a exibição do curta "O Xadrez das Cores", com a função tanto de sensibilização quanto de servir como eixo à unidade. Assim, em um primeiro momento, foi exibido o filme para os alunos. O restante desta primeira aula foi usado para que os alunos comentassem o filme. Na ocasião, quando questionados se já teriam visto outros filmes sobre o tema, os alunos recomendaram "Quase Deuses". Também foram citados exemplos de personalidades importantes de origem afrodescendente ligadas à música, ao futebol, às artes, às ciências e à politica. Na aula seguinte, solicitou-se uma atividade de retextualização: os alunos foram convidados a escrever uma resenha critica do filme assistido na aula anterior, "O Xadrez das Cores". A partir do filme e da resenha, na aula seguinte os alunos deram inicio à elaboração de um painel com textos sobre o tema do filme, pesquisados por eles e provenientes de suportes diferentes. Após, escolheu-se um texto para trabalhar os conteúdos da unidade: orações, pontuação e articuladores; e, por fim, os alunos foram convidados a elaborar um artigo de opinião sobre o tema. Os trabalhos elaborados na unidade foram expostos no mural da escola, o que proporcionou maior visibilidade aos diferentes materiais produzidos e reunidos pelos alunos.

A experiência de iniciar a unidade com a exibição do curta foi excelente. Como o filme é curto, ele pode ser exibido e comentado pelos alunos em uma mesma aula. Além disso, a experiência de iniciar a explicação de um conteúdo de redação com um filme agradou os alunos, que passaram a solicitar e sugerir outros filmes para serem exibidos. Uma aluna chegou a comentar que só faltou a pipoca para ser melhor ainda. Outro aluno observou: "A maneira dessa última redação foi maravilhosa, pois o filme e as leituras nos proporcionaram ampliar as reflexões sobre o tema. Foram aulas muito interessantes, em que tinhamos vontade de fazer e escrever tudo o que pensavamos. Foi um tema bom de trabalhar". Assim, ao mesmo tempo em que os alunos aprendiam aspectos técnicos da produção textual (como gêneros textuais/discursivos, ou organização das orações), eles também foram confrontados com uma temática social relevante, e, tomando como ponto de partida o filme, foram convidados a refletir sobre a diversidade cultural às vésperas de comemorar o Dia da Consciência Negra.