|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Porta aberta a leitura

Filme Utilizado Clandestina Felicidade | Ficção | De Beto Normal, Marcelo Gomes | 1998 | 15 min | PE



Data da Experiência:08/07/2009

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Temas transversais: Cidadania , Diversidade , Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 7 a 10 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:26

Autor do relato:josilene justino de azevedo

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Incentivar o hábito da leitura e da escrita destacando a história da escritora Clarice Lispector abordada no curta, dando ênfase a sua condição financeira que apesar de acarretar dificuldades não a desestimulava. Fazer uma analogia com a ficção do filme e a realidade dos alunos que em sua grande maioria são oriundos de famílias com baixa renda, mostrando-lhes assim que a sua situação econômica não deve refletir em sua cultura.

Sequência de atividades envolvendo o filme
1º Passo - Apresentar o filme aos alunos, 2º Passo- Abordar alguns pontos da vida da escritora Clarice Lispector que já destacados no curta, 3º Debater juntamente com os alunos as questões sócias e econômicas enfatizando as dificuldades que ela pode acarretar, assim como formas de superá-las, 4º Campanha de arrecadação de livros usados entre alunos e toda comunidade escolar, 5º Pusemos em prática um projeto intitulado "Brincando com a Leitura", onde 3 vezes durante a semana as crianças tinham a oportunidade de ler durante o recreio, para este projeto destacamos uma parte do curta a qual a personagem principal ler durante um passeio à praia. 6º - Produção de texto com a temática abordada pelo curta. 7º - Confecção e exposição de livretos escritos pelos próprios alunos.

Comente os resultados da experiência
Como resultado pôde-se observar que os hábitos dos alunos em relação a leitura mudaram, eles não a encaravam mais como uma atividade enfadonha, mas sim de forma descontraída e agradável, pois agora faz parte de sua rotina. Para mim (professora) foi de fundamental importância que os meus alunos tomassem gosto pela leitura, pois por se tratar de uma turma do 5º ano esse é um habito essencial, afinal agora terão mais contato com a literatura.