|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 757 { professores: 1 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes

Resgate de valores

Filme Utilizado Amigo Secreto | Ficção | De Marcio Salem | 2004 | 28 min | SP



Data da Experiência:03/10/2009

Temas transversais: Cidadania , Ética

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:24

Autor do relato:Edna Felix de Almeida Neta

Instituição:ESCOLA MARIA ROMANA CALMON
| BA | SALVADOR
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Tendo em vista que a escola atende a uma clientela carente vítima da ausência de uma educação familiar e uma aparente falta de cultura de valores, usei o filme "Amigo Secreto" no intuito de mostrar que a solidariedade e o amor podem transformar a vida das pessoas e que a busca da boa convivência é um bom caminho para se alcançar a paz.

Sequência de atividades envolvendo o filme
- Apresentação do curta - Atividade em grupo: Análise escrita do curta - Socialização das análises

Comente os resultados da experiência
Ao escolher esse curta para a minha aula, achei que não iria dar certo, que os alunos não iriam gostar, mas decidi arriscar. Fiquei surpresa no decorrer do curta, todos em silêncio muito atentos ao que se passava, uns arriscavam um palpite sobre o que ia acontecer, outros, ainda, se emocionaram a ponto de se ver algumas lágrimas saltarem dos olhos. Durante a atividade em grupo, fiquei muito feliz em ver que os alunos tinham entendido a mensagem e que estavam empolgados e empenhados em responder às questões da análise. Essa fase foi um sucesso. Mas a socialização, já não foi tão bem. Eles têm muita dificuldade de se expressar. Muito acanhados leram timidamente o que tinham produzido, fugindo da proposta inicial que era de falar de forma mais espontânea. Dessa forma as discussões se restrigiram aos grupos e a socialização foi somente leitura, tornando o momento desinteressante e contribuindo para o surgimento das conversas paralelas. Mas, no final das contas a aula foi muito proveitosa.