O tamanho da felicidade

Filme Utilizado Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

Data da Experiência:25/05/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Cristina Portela de Lima Velos

Instituição:ESCOLA JARINA MAIA
| PE | JOÃO ALFREDO
| Estadual
. refletir sobre as relações familiares; . analisar a importância da felicidade para as pessoas; . reconhecer a importância da imagem no desenvolvimento do filme; . conhecer características de Machado de Assis e de suas Memórias Póstumas de Brás Cubas; . trabalhar o conteúdo resenha.

. leitura com antecedência do livro "Bases para a sua conduta" o qual aborda aspectos relacionados à felicidade e pode ser encontrado no site sobre Logosofia; . debate envolvendo os alunos na busca do sentido do que é felicidade; . questionamentos a respeito do porquê de o filme apresentar poucas passagens com a linguagem falada; . análise das ações dos personagens, do local onde acontecem os fatos, características dos personagens envolvidos, o conflito apresentado no filme; . debate sobre as diversas tecnologias e o serviço burocrático; . leitura do trecho "A propósito de botas" do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas; . produção de resenha.

Confesso que não ia passar esse filme para os alunos, porém, como estávamos fazendo redações sobre o livro "Bases para sua conduta", resolvi incluí-lo em nossos estudos.No início acharam meio estranho, mas meninos e meninas gostaram muito, mostraram-se interessados em cada cena, pois queriam saber realmente onde "ia dar" tudo aquilo. Chegamos à conclusão de que a felicidade é encontrada em algo muito pequeno.