|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Hoje tem felicidade

Filme Utilizado Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS



Data da Experiência:13/09/2012

Disciplina(s): Geografia , Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:40

Autor do relato:Arly Cristina Bastos Silva

Instituição:ESCOLA ESTADUAL CELIA MATA PIRES
| BA | SALVADOR
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Comparar leituras: Texto escrito - capítulo XXXVI/ A propósito das botas, do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas e o Curta (texto audiovisual): Hoje tem felicidade

Sequência de atividades envolvendo o filme
Ler o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. Comentar a postura da personagem principal, Brás Cubas, em relação à vida e às pessoas. Refazer a leitura do capítulo XXXVI, A propósito das botas, e discutir o conceito de felicidade para cada um. Assistir o curta, Hoje tem felicidade, e fazer a ligação entre ele e o capítulo do livro. Comentar e elencar as diferenças e semelhanças entre os tipos de linguagem.

Comente os resultados da experiência
A experiência foi excelente! Os alunos, a princípio, realizaram a leitura do clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas. Depois, retomamos o capítulo "A propósito de botas", discutimos sobre o que é felicidade e partimos para o curta. Os alunos acharam muito interessante. Fizemos comparações entre as linguagens escrita e audiovisual, e relacionamos o curta assistido com o capítulo do livro. O uso desse recurso colaborou muito com a aula, foi muito gratificante.