Estranhamento

Filme Utilizado De 10 a 14 Anos | Ficção | De Marcio Schoenardie | 2005 | 12 min | RS

Data da Experiência:10/11/2008

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Comunicação

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Andréia Letícia Zenga

Instituição:ESC EST ENS FUN PROTASIO DIOGO DE JESUS
| RS | CANOAS
| Estadual
Mostrar a inevitável e delicada trajetória do término da infância e o inicio da passagem para a adolescência de uma forma próxima da realidade, com situações, época e personagens que facilmente conquistam a atenção do espectador; assim como a identificação da sensação de estranhamento, insegurança, tristeza, perdas, namoro, ao mesmo tempo em que ganham a incrível sensação de poder, de imortalidade, de seres quase fantásticos, onde todos os sonhos e inquietudes serão sanados e o futuro maravilhoso.

Inicialmente fiz uma aproximação com a turma. Mostrei fotos de minha adolescência na década de 90, conversei sobre dúvidas, situações e algumas histórias que vivi. Aos poucos os alunos sentiram confiança e foram contando para a turma algumas histórias, dúvidas, preocupações e fazendo suas conclusões. Fui levando a conversa para fazermos juntos uma lista de comparações de sentimentos/situações/aspectos psicológicos entre nossas épocas. A "Lista de duas épocas" como a chamamos, ficou exposta ao quadro. Convidei, então, a turma para irmos a sala de informática assistirmos ao curta "De 10 a 14". Após o término da exibição, voltamos a sala de aula e conversamos sobre qual seria a época em que a história do curta se passava, após, pedi para que todos os alunos olhassem, novamente, a lista e comparassem os sentimento/situações/ aspectos. Os alunos perceberam que, em todas as épocas, existe esse estranhamento, essa magia, angústia, dores, amores, perdas, alegrias muito semelhantes; porém, verificaram também a presença da perda rápida e constante da inocência das crianças e adolescentes e do início de preocupações mais sérias como o nosso planeta, a realidade de sua família, de seus futuros.

A experiência foi muito gratificante, percebia a turma muito próxima, debatendo entre si, chegando a conclusões e participando o tempo todo com muito interesse. AS fotos mostradas por mim, fizeram com que alguns achassem estranho e engraçado algumas roupas e cabelos de minha época. Ouvi comentários do tipo "minha mãe é que usava isso", ou "olha o tênis, é All Star como os nossos" ou pior, "nossa "sora", a sra. parece a Emília do "Sítio do Pica Pau Amarelo" com esse cabelo". Os alunos identificaram todos os tipos de personagens do curta em suas vidas reais, como o cara que era o amigo, o amigo que nunca mais viram,o conhecido "metido", a irmã bonita do conhecido, o que era como eles. Alguns sentiram-se excluídos, assim como Marciano algumas vezes. Comentaram também de como é ruim estar na praia com o tempo chuvoso e que fazem coisas semelhantes as personagens do curta, porém, agora deram ênfaze as "Lan Houses"; alguns mencionaram conhecer a praia onde foi filmado o curta, no caso, Pinhal; gostaram do fato de o curta ser gaúcho e foram unânimes em querer poder ter o dom de prever seus futuros como a personagem de Marciano.