A magia da Capoeira

Filme Utilizado Maré Capoeira | Ficção | De Paola Barreto Leblanc | 2005 | 14 min | RJ

Data da Experiência:10/06/2008

Temas transversais: Cidadania , Comunicação , Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:FRANCISCA LUCILEIDE SARAIVA SI

Instituição:MA EDILCE DIAS FERNANDES EEFM PROF
| CE | IBICUITINGA
| Estadual
Despertar a cidadania através do resgate da história de cada um;
Valorizar as raízes artísticas locais;
Despertar a expressão artística de cada um;
Utilizar as diversas linguagens no cotidiano escolar;
Produzir biografias;
Pesquisar as riquezas culturais do lugar onde moram e suas origens;
Incentivar a criação de um grupo de capoeira.

Debate sobre o filme, contextualizando com a realidade local e destacando a influência da Arte na vida de cada um; produções textuais: biografias, desenhos; pesquisa na família e na comunidade; realização de uma exposição do material coletado.

Na época éramos uma turma do ensino municipal que ficávamos na escola estadual por escolha dos pais, por essa ser mais próxima ( atualmente voltamos para a escola municipal ). A turma é bem heterogênea: dos dezoito alunos matriculados apenas 08 sabiam ler; o restante estava em vários níveis, inclusive escrevendo com hipótese silábica, não conseguindo produzir um texto coerente, ou seja, a maioria com o nível de letramento bem aquém da série e da idade. Aliás, a turma era heterogênea em idade também: a maioria estava defasada e isso gerava um clima de desmotivação. Nesse contexto o trabalho com o vídeo " Maré Capoeira" proporcionou uma leitura de mundo muito rica, remetendo-os para as suas realidades proporcionando uma maior compreensão do espaço que cada um ocupa e a importância disso para a comunidade. O despertar da expressão com as diversas linguagens abriu um leque de possibilidades para que refletissem sobre a vida e o papel de cada um na família, na escola e no mundo. A magia de um batuque que abre um sorriso de compreensão e de identificação: é a leitura de mundo que antecipa a leitura da palavra!