a simplicidade em descobrir e aceitar as coisas

Filme Utilizado As Coisas que Moram nas Coisas | Ficção | De Bel Bechara, Sandro Serpa | 2006 | 14 min | SP

Data da Experiência:17/08/2012

Disciplina(s): História

Temas transversais: Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Formação de Educadores

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Andréa L. F. Cavalcanti
- Aprender a ouvir e respeitar a opinião dos outros; - Respeitar os momentos; - Diferença de opiniões; - Usar a criatividade.

- Apresentação do filme sem a contextualização dos objetivos; - Os docentes foram divididos em grupos; - Tentar descobrir o objetivo do filme e comentar sua visão; - Depois da troca de percepções, várias palavras foram expostas no quadro: SIMPLICIDADE, CRIATIVIDADE, RESPEITO, CUMPLICIDADE, VALOR; - O filme foi reapresentado; - Os grupos voltaram a se reunir e tentaram apresentar as percepções diante do que foi exposto e do que foi comentado a principio por eles mesmos; - Cada grupo escolheu uma palavra e tentou expor as diferenças de percepções.

A conclusão da atividade foi diante de um grupo único, comentando sobre as questões cotidianas que, muitas vezes, tornam-se repetitivas e que não as trabalhamos para modificá-las e não percebermos que a simplicidade das crianças apresentadas, a criatividade nas pequenas coisas, o respeito às condições de cada um, o ouvir e aceitar as opiniões dos outros, podem diversificar o processo de ensino-aprendizagem e a melhoria do desenvolvimento pessoal e profissional.