|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A "Augusta" de Santa Cruz do Sul

Filme Utilizado Augusta ao Gosto | Documentário | De Fausto Kutka, Priscila Clair | 2006 | 8 min | SP



Data da Experiência:03/03/2010

Disciplina(s): Geografia

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:70

Autor do relato:Roseli Verginia Roso

Instituição:ESC EST ENS MED ERNESTO ALVES DE OLIVEIRA
| RS | SANTA CRUZ DO SUL
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Motivar os alunos para o início do projeto de produção de vídeos na escola. Reconhecer os diferentes olhares sobre uma mesma paisagem. Identificar as diferentes culturas expressas através do tempo e as significações. Conhecer os seus espaços locais a partir de uma observação direcionada.

Sequência de atividades envolvendo o filme
* Apresentação do site Curta na escola aos alunos. * Diálogo sobre o que é documentário e discussão das intencionalidades expressas pelo autor. * Assistir o filme. * Comentar sobre o mesmo incentivando os alunos a expressarem suas ideias sobre o mesmo. * Exposição da tarefa: a)Para você qual seria a "Rua Augusta" de Santa Cruz?" b)Escolha uma forma de retratar essa rua a partir do seu olhar. * Comentar sobre as ruas escolhidas e as diferentes percepções surgidas sobre os espaços.

Comente os resultados da experiência
A atividade foi realizada com as turmas do 2ºano do Ensino Noturno. Numa entrevista realizada em sala de aula,constatei que a grande maioria gosta muito de filmes. Assim, apresentei a eles o site, do qual gostaram muito. O filme foi recebido por eles com muita admiração e assistiram de forma muito descontraída e participativa. Foi muito significativo o resultado da produção por eles realizada na elaboração da tarefa proposta. Predominaram os textos para descrição da rua escolhida. Dois trabalhos se destacaram: - a rua foi descrita a partir de um poema criado pela aluna. - além do texto, as alunas buscaram imagens significativas e que deram destaque aos aspectos abordados na representação do "seu olhar" sobre a rua escolhida. Posso considerar os objetivos atingidos e a certeza de que poderei dar continuidade na utilização desse recurso que nos é disponibilizado pela aceitação positiva dos alunos. Professora Roseli