|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Conhecendo, a gente entende e aprende

Filme Utilizado Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP



Data da Experiência:09/08/2005

Temas transversais: Diversidade , Ética , Relações de Gênero

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 7 a 10 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:30

Autor do relato:luzimar fonseca siqueira jardi

Instituição:MARIA HELENA FARIA LIMA, PROFA.
| SP | SAO PAULO
| Municipal
Objetivos do uso do filme
DISCUTIR AS NOVAS FORMAÇÕES FAMILIRES, DESMISTIFICAR PRECONCEITOS,
CONHECER PLURALIDADES DE GÊNERO, QUEBRAR TABUS QUANTO A PALAVRAS OU EXPRESSÕES VISTAS COMO "PALAVRÕES" OU PALAVRAS DE BAIXO CALÃO.

Sequência de atividades envolvendo o filme
APRESENTAÇÃO DO FILME DISCUSSÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO RELATOS SOBRE ASPECTOS SEMELHANTES DO FILME COM VIDA DE CADA UM RELAÇÃO DOS CONCEITOS APRESENTADOS NO FILME COM SITUAÇÕES PROBLEMAS JÁ ENFRENTADOS NA ESCOLA. PRODUÇÃO DE UM TEXTO COLETIVO RELATANDO UM COMPARATIVO SOBRE A POSTURA ADOTADA DIANTE DE DETERMINADA SITUAÇÃO ANTES E DEPOIS DO FILME.

Comente os resultados da experiência
A PRINCÍPIO OS ALUNOS TROCARAM OLHARES, POIS DIANTE DE SITUAÇÕES SEMELHANTES, QUASE SEMPRE, RECEBEM REPREENSÕES, OLHARES ESSES DE APROVAÇÃO, SINAL DE IDENTIFICAÇÃO COM AS SITUAÇÕES APRESENTADAS. APROVAÇÃO GERAL QUANTO AO TIPO DE FILME (ANIMAÇÃO) E SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO, TORNANDO-O SÉRIO E DIRETO, PORÉM LEVE E DIVERTIDO,O QUE LEVA O PÚBLICO À REFLEXÃO EM QUALQUER IDADE. SORRISOS E EXPRESSÕES DE ALÍVO: FINALMENTE ALGUÉM ME ENTENDE...