|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A influência da propaganda

Filme Utilizado A Alma do Negócio | Ficção | De José Roberto Torero | 1996 | 8 min | SP



Data da Experiência:07/09/2009

Disciplina(s): Artes , Língua Portuguesa

Temas transversais: Comunicação , Cultura de Massa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:17

Autor do relato:Ana Lúcia da Silva Azevedo

Instituição:ESCOLA ESTADUAL PROF VIRGÍNIO DE CAMPOS
| AL | MACEIO
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Despertar um olhar crítico diante das propagandas e os seus efeitos;
Trabalhar a criatividade, interpretação e a análise de textos publicitários.

Sequência de atividades envolvendo o filme
1 - leitura sobre os recursos da linguagem publicitária ( consulta feita do livro didático dos próprios alunos); 2 - trabalharam alguns anúncios, relacionando o produto as suas idéias destacando o senso prático, ético e de prazer; 3 - assistiram ao filme do programa curta na escola : " meow" e "a alma do negócio"; 4 - debate sobre os filmes destacando os pontos positivos e negativos de uma propaganda; 5 - criação de um anúncio publicitário.

Comente os resultados da experiência
As duas primeiras atividades foram ficando interessantes a medida que descutíamos sobre os diversos tipos de propagandas e suas influências.Foi quando anunciei que iriam assistir a um curta interessantíssimo de terror,mas antes assistiriam a um mais leve para não se assustarem muito.Primeiro foi apresentado o filme "meow" onde aceitaram sem muito interesse.Porém quando assistiram "A alma do negócio" acharam interessantíssimo,não acharam nada de terror,ficaram muito atentos com as cenas de cortes e sangue,ora fechavam os olhos e ora olavam com muita atenção, riram com o final quando falaram da propaganda do "bandaid".E após assistirem ao filme o comentário era geral na escola sobre o que tinham visto.Comentavam com todos detalhando todo o filme, as expectativas que cada cena despertava e o seu desfecho.A quarta atividade foi a estruturação de todos os comentário surgidos sobre o filme destacando os pontos positivos e negativos,fazendo uma comparação entre os filmes e detalhando semelhanças e diferenças.E por último foi a produção textual de uma propagando onde demonstraram compreender um pouco o processo publicitário e seus efeitos. Para mim,essa experiência foi gratificante pois os alunos se envolveram com o assunto e o rendimento foi notado e isso é bom para um professor, pois foi lançado uma semente do conhecimento que espero que se desenvolva muito mais.