Pequenas crianças, grandes poetas...

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:01/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:ELIANA FERNANDES DA S. PLACIDO
Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas; despertar o prazer pela leitura de poemas e o interesse pela literatura, pela poesia; recitar poesia explorando os recursos existentes; reconhecer os poemas em suas diversas formas; destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público infanto juvenil; proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos; Resgatar sentimentos e valores. Conhecer vida e obra de Mário Quintana.

Iniciei a aula com uma roda de leitura, na qual foi questionado o tema, já que é bem próximo de cada um, pois estamos trabalhando esse gênero para a Olimpíada de Língua Portuguesa. Após, foi exposto o curta em sala de aula, e, ao final, questionei se já conheciam o trabalho de Mário Quintana. Conversei também com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e estrofes) e houve a declamação de alguns alunos de poemas conhecidos. Em um outro momento, eles trouxeram de casa vários poemas, e eu aproveitei para fazer as devidas intervenções gramaticais e destacar as diferenças existentes nesse gênero textual. Esse gênero também foi trabalhado em duplas na sala de aula. E, ao final, montei um mural na sala de aula, onde os alunos fizeram a exposição dos poemas corrigidos.

Foi uma experiência gratificante, já que veio a calhar com trabalho que eu estava desenvolvendo(tema da Olimpíada de Língua Portuguesa). Trabalhar com poesia em pares foi muito interessante, pois cada criança interpretou os poemas de formas diferentes, mas de maneira coerente. Percebi que, através das diferenças individuais, a troca de experiências, a reflexão e a construção social do conhecimento foram sendo edificadas. Também ressalto que construir um cantinho para fixar vários tipos de poesia foi um método eficaz para o incentivo à leitura e à interpretação poética, pois percebi que quanto mais os alunos liam, mais eles aprendiam e com isso criaram o hábito da leitura não só de poesia como de outros tipos de textos.