Pequenos Tormentos da Vida

Filme Utilizado Pequenos Tormentos da Vida | Documentário | De Gustavo Spolidoro | 2006 | 21 min | RS

Data da Experiência:11/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Literatura

Temas transversais: Cidadania , Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Rosangela Maria de Oliveira

Instituição:EE DO BAIRRO STO ONOFRE
| MG | CARANGOLA
| Estadual
Mostrar a necessidade da leitura e ampliar o ato de ler dos discentes para que possam compreender a sociedade em que vive; Provocar o gosto por poesias; Desenvolver o espírito crítico e criativo; Reconhecer os textos como via de aproximação entre seres humanos diferentes, com suas diferenças sociais e sua multiplicidade cultural.

Após assistir o filme: Pequenos Tormentos da Vida, debate sobre o curta e as tormentas do seu cotidiano. Ao retornar a sala, esta estava organizada com uma colcha de retalhos forrada, com livros e almofadas para fazer a leitura individual e coletiva de forma prazerosa. Após a leitura, conversa sobre o autor e ilustração das poesias para montar um mural na sala, um mural de poesias. Reescrita de poesias; Roda de conversa sobre a biografia do autor; Confecção de cartazes com a biografia do aluno; Poesia fatiada e colagem.

O resultado mostrou a importância do curta na escola, proporcionou lazer e ao mesmo tempo uniu teoria e prática, sendo os elos para descobrir o gosto pela leitura e tirar vantagens das diferenças e ajudá-los a ter uma visão de mundo e oportunidade de adquirir novo saberes. Após o curta, percebi o interesse da turma por poesias e ficou mais fácil trabalhar com leituras.