Lixo: um meio ou um fim?

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS

Data da Experiência:08/10/2007

Disciplina(s): Biologia

Temas transversais: Educação Ambiental , Ética

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Cynthia Stelita

Instituição:TANCREDO NEVES PRESIDENTE
| SP | GUARUJA
| Estadual
Destacar o verdadeiro papel de cada cidadão na preservação de recursos ambientais. Despertar, nos alunos, o interesse pela ciência e tecnologia dentro de um conjunto de ações que estimulem talentos e vocações. Aproximar os alunos de tecnologias e ferramentas atuais, que permitem ao homem visualizar, preservar e cuidar do Planeta em diferentes aspectos: sociais, ambientais, culturais, promovendo um futuro com menos desigualdades. Fazer com que os alunos identifiquem-se com os direitos e deveres dos seres humanos na manutenção da vida na Terra. Promover a transformação da opinião dos alunos sobre formas de interagir com o meio ambiente, criando assim uma postura sustentável
para próximas gerações. Criar cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.

No Projeto Lixo: um meio ou um fim, as primeiras ações foram promover debates a partir da leitura e interpretação de textos de jornais, livros, revistas e Internet, sobre assuntos relacionados ao destino de resíduos sólidos urbanos. Depois desta fase de sensibilização, os alunos realizaram um projeto de pesquisa, através de fotos, relatos, entrevistas com pessoas ligadas aos setores públicos pertinentes. Após esta etapa, foi apresentado o DVD Ilha das Flores, sendo possível abordar vários tópicos sobre comportamento ético ambiental, direitos e deveres do homem no planeta, destino adequado e inapropriado dos resíduos sólidos urbanos, sociedade e consumismo, sustentabilidade, valorização do Ser sobre o Ter e a importância de se conhecer os fatores que afetam a liberdade do ser humano no planeta. Foi possível notar o choque que o curta provocou nos alunos e a vontade de serem protagonistas de suas próprias vidas ficou clara através dos relatórios que os alunos fizeram. Na etapa seguinte, os alunos foram à sala de informática da escola e trabalharam o uso de novas tecnologias usando o Sensoriamento Remoto no estudo do Meio Ambiente com verificação da área abordada no curta. Fazer a analogia do DVD com o Sensoriamento foi o objetivo desta fase. Para encerrar o projeto: uma exposição de todo o material produzido, com uma exibição do DVD Ilha das Flores e uma encenação teatral sobre o assunto abordado, para outras classes da escola, difundindo informações e criando uma rede de multiplicação de idéias.

Como resultado das ações já realizadas, pudemos notar uma grande diferença de comportamento dos jovens envolvidos, frente a problemas do cotidiano da escola e da comunidade. Os alunos passaram a participar mais das aulas de todas as demais disciplinas, bem como a assumir uma postura mais sustentável e protagonista.