|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Curta Metragem "Ilha das Flores"

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS



Data da Experiência:11/04/2008

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:23

Autor do relato:Emmerson Morvan C. de Araújo

Instituição:APAE ASSOCIACAO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS
| BA | CORACAO DE MARIA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Incentivar ao aluno a valorizar e adquirir noções de:
- Cidadania;
- Valores morais;
- Valores éticos;
- Valores Sócio Culturais;
- Valores Econômicos;
- Meio ambiente;
- Valorização da Natureza;
- Saúde;
- Educação;

Sequência de atividades envolvendo o filme
Inicialmente assistimos ao curta metragem e, em um segundo momento, partimos para as discussões sobre o que os alunos interpretaram, construindo, em um terceiro momento, uma produção textual. Sempre trabalhando com os temas transversais, assistimos novamente ao curta metragem já com a visão ampliada dos alunos. Reabrimos uma nova discussão sobre os temas trabalhados e concluímos com uma produção textual coletiva originada de uma tempestade de idéias alimentada pelos próprios alunos.

Comente os resultados da experiência
AS PALAVRAS TRAZIDAS PELOS ALUNOS SERVIRAM DE REFLEXÃO PARA O DIA A DIA DE CADA UM, COMO POR EXEMPLO, O PRECONCEITO MUITO DISCUTIDO E PRESENTE DENTRO DO CURTA METRAGEM "ILHA DAS FLORES", ASSIM COMO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, E O COTIDIANO DO POVO BRASILEIRO QUE É DISCUTIDO EM TODAS AS MÍDIAS: TELEVISIVAS, JORNALÍSTICAS, VIRTUAIS... ESSA ABORDAGEM É MUITA PRESENTE NA VIDA NÃO SÓ DO ALUNO COMO TAMBÉM NA VIDA DO PROFESSOR POIS, NÓS COMO EDUCADORES TAMBÉM TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSES TEMAS QUE SÃO TRAZIDOS DIARIAMENTE PARA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A FLEXIBILIDADE DO PLANEJAMENTO PROFISSIONAL QUE FAZ COM QUE AS AULAS SE TRANFORMEM EM VERDADEIRAS OFICINAS SOCIAIS: A FOME,O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO, A SAÚDE, O VÍNCULO PESSOAL, O ELO VIVIDO DIARIAMENTE POR CADA UM DELES. ISSO NÃO É UMA HISTÓRIA LONGE DA NOSSA REALIDADE, É UM FATO QUE PRESENCIAMOS NO COTIDIANO DE CADA UM. A QUESTÃO ECONÔMICA TAMBÉM FICOU MUITO MARCANTE, POIS OS ALUNOS TAMBÉM QUESTIONARAM SOBRE O QUE É LUCRO, O QUE É O DINHEIRO, NOÇÕES DE VALORES, DE VIDA, NOÇÕES DE RESPEITO. ESSA É A EXPERIÊNCIA, TEÓRICA E PRÁTICA DO CURTA METRAGEM "ILHA DAS FLORES". RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CENTRO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO APAE SALVADOR - e-mail - proinesp@apaesalvador.org.br / escola@apaesalvador.org.br Professores: Emmerson Morvan C. de Araújo Herbert de Barros Oliveira Isabel Lopes Damasceno