|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes
Filtrar por

Paradoxo da vida

Filme Utilizado Ilha das Flores | Documentário, Experimental | De Jorge Furtado | 1989 | 13 min | RS



Data da Experiência:15/10/2007

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Comunicação , Diversidade

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:90

Autor do relato:Maria Alice Schettini Costa

Instituição:EEEFM BELMIRO TEIXEIRA PIMENTA
| ES | SERRA
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Levar o aluno a uma análise crítica do meio ambiente em que vive e ver em que, ele pode transformá-lo.
Sensibilizar a comunidade escolar quanto a importância da coleta seletiva.
Produzir textos críticos a partir do meio em que o aluno vivencia.
Expor trabalhos feitos pelos alunos numa mostra cultural, na própria escola, aberta à comunidade.
Discutir a relação metrópole e miséria

Sequência de atividades envolvendo o filme
Os alunos produziram textos relatando o início histórico da degradação do meio ambiente pelo homem. Os dois países, Inglaterra e EUA, como iniciantes deste fato através das indústrias de carvão vegetal. A proliferação de doenças entre a população das cidades fizeram com que a burguesia, através das manifestações românticas ( séc. XVIII e XIX ) atentassem para o fato e publicassem livros evidenciando a natureza como parte importante da vida. A partir dessa discussão, os alunos fizeram uma exposição sobre a importância da reciclagem numa sociedade moderna e consumista. Montaram um DVD com fotos do próprio bairro onde moram, para alertar sobre o lixo deixado ao acaso nas ruas e terrenos baldios. Encenaram um paradoxo da metrópole (rica) com a miséria a sua volta, utilizando bonecos e utensílios plásticos ( garrafas pet, pratos e copos descartáveis). Todos os trabalhos foram expostos numa feira cultural em outubro de 2007, na escola.

Comente os resultados da experiência
A experiência foi gratificante para todos ( comunidade escolar ) pois acrescentou em nosso dia a dia uma forma nova de ensinar e aprender. A produção do DVD de fotos levou alguns alunos ao interesse de produzir até um filme contando a vida da escola e do bairro onde vivem. A exposição dos trabalhos foi um sucesso e a comunidade escolar ajudou e apoiou tudo o que foi feito pelos alunos. As turmas que assistiram ao filme e fizeram o trabalho pediram para que os professores utilizassem outros filmes, com outros temas e envolvendo outras disciplinas.