|

Pessoas conectadas nos últimos 20 minutos: 1045 { professores: 3 | usuários com coleções públicas: 0 }

Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.
Filmes

Um olhar diferente para nossas crianças

Filme Utilizado A Invenção da Infância | Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min | RS



Data da Experiência:18/02/2009

Temas transversais: Pedagogia

Nível de ensino da turma*: Formação de Educadores

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:25

Autor do relato:Ângela Christina Gomes Soares

Instituição:NAVARRO DE ANDRADE EMEF
| SP | ADAMANTINA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Sou Professora Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Navarro de Andrade em Adamantina-SP e usei o documentário A invenção da infância no planejamento do início do ano letivo de 2009. Apesar do documentário dar condições para vários enfoques o meu objetivo era que os professores tivessem um olhar cuidadoso para cada aluno que iriam ter na sua sala de aula, pois estes vem de contextos familiares, sociais e religiosos muito diferentes. Como em nosso município estava-se implantando o Ensino Fundamental de 9 Anos, precisava preparar esses professores para receber essas crianças de 6 anos, respeitando todas as particulares que essa fase da infância tem.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Como o planejamento é feito após os 15 primeiros dias de aula, tirei fotos dos vários momentos vividos pelas crianças na escola, juntamente com seus professores, na sala de aula com o professor realizando a leitura de uma história, com trabalhos em grupos,na aula de Eduação Física ou mesmo em momentos de descontração, sem que estes soubessem o motivo. Então preparei um powerpoint resgatando a história da infância de Ariès, em mostrei o documentário. Após a reflexão que o documentário permitiu, trazendo para as crianças que frequentam a nossa escola, foi possível fazer todos os questionamentos pertinentes. O documentário juntamente com as orientações que do MEC, distribuido nas escolas, proporcionou uma reflexão pontual sobre nossas crianças. Quem são, de onde vem, com quem moram, o que fazem quando não estão na escola, do que brincam, quais são suas reais necessidades.

Comente os resultados da experiência
Após essa reflexão os professores se reunirão por ano/série para planejar o que seria desenvolvido em sala de aula. Elaboraram um questionário para que os pais ou responsáveis respondessem para conhecerem um pouco mais sobre essas crianças. Acredito que tenha feito muito destes professores repensarem sua prática de sala de aula bem como entender essa criança para que seja vista como é não como um adulto em miniatura.