Alzheimer e o envelhecimento

Filme Utilizado Clarita | Documentário | De Thereza Jessouroun | 2007 | 14 min | RJ

Data da Experiência:21/08/2009

Temas transversais: Trabalho e Consumo

Nível de ensino da turma*: Superior

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Augusta Isabel J. Fagundes
Analisar a perspectiva do mal de Alzheimer e a velhice dentro de uma visão intimista e social.
Esse curta trata o envelhecimento com uma abordagem humanista e sensivel, permitindo uma discussão ampla sobre o grave problema da saude do idoso. Atraves do relato pessoal da autora ela nos apresenta as experiências cotidianas de privações físicas, emocionais, cognitivas e afetivas dqueles que se veem obrigados a viver uma velhice roubada pela mal de Alzheimer.

Apos a apresentação do curta os alunos desenvolveram pesquisas a respeito do culto ao corpo, muito impregnado em nossa sociedade; sobre a velhice propriamente dita em sua conceituação historica, biologica e social; a ausencia de politicas publicas no trato da velhice e uma análise sobre a morte social. Eles desenvolveram paineis e montaram m seminário a respeito da temática abordada no curta.

Os resultados foram produtivos acarretando nao apenas uma sensibilização em todo o grupo como expandiu-se para os corredores da universidade. Houve tambem um interesse maior na escolha dessa tematica para a elaboração dos trabalhos de concusão de curso - TCC.