Mentira salvadora

Instituição:ESCOLA JARINA MAIA
| PE | JOÃO ALFREDO
| Estadual
1. Estudar as características do texto narrativo (crônica), identificando seus elementos constitutivos; 2. analisar o comportamento humano; 3. analisar texto ficcional;

Foi realizada a leitura da crônica de Veríssimo até a parte quando o personagem perde a aliança. Os alunos foram estimulados a darem um final àquela história. Após a leitura, os elementos constitutivos do texto foram identificados: tema, personagens, espaço, tempo, clímax, desfecho. Após o estudo, fomos ao filme. Fizemos uma análise do final, da ética (tantas vezes falha), do comportamento das personagens e um comparativo com a realidade. Os alunos fizeram a leitura de imagem do filme, comparando-a à escrita empregada por Veríssimo.

Os alunos amaram o Curta, inclusive pedindo que lhes trouxesse mais, uma vez que o filme é pequeno e de fácil compreensão. O filme provocou a curiosidade dos alunos com relação ao final da história. A pergunta geral foi: "Por que grande parte das mulheres não acredita nos maridos?" O debate foi muito valioso, pois todos queriam dar sua opinião. Ao final, percebemos que a ficção não está tão distante da realidade e no dia a dia acontecem coisas semelhantes.