Ética na pesquisa

Instituição:ESC AGROTECNICA SERGIO DE CARVALHO
| BA | VITORIA DA CONQUISTA
| Estadual
Geral: Desenvolver o senso crítico do aluno e refletir sobre a ética na pesquisa. Específico: 1 - Analisar os conceitos de ética e sua abrangência na pesquisa. 2 - Desenvolver no aluno o senso crítico. 3 - Desenvolver a leitura e interpretação do vídeo. 4 - Identificar a relação e os problemas relacionados à ética na ciência.

1 - Apresentação oral ( aula) sobre o tema ética. 2 - Apresentação do Vídeo "Mentira". 3 - Exposição das ideias e interpretação por meio de atividade no Blog.

1 - Foi desenvolvido um Blog ( aprendizcetep.blogspot.com) com uma apresentação em texto do vídeo e o link de acesso para o curta "Mentira", a fim de que os alunos pudessem ter acesso ao vídeo e refletissem sobre a temática. 2 - Os alunos fizeram as postagens no ambiente (Blog) em um formulário indexado para o Google Doc e todas contribuições foram armazenadas em uma planilha no e-mail para posteriores avaliação. A atividade favoreceu a liberdade do aluno em trabalhar on-line e também a identificação de uma linguagem transversal e multidisciplinar que pode ser agregada à interpretação dos princípios que norteiam a pesquisa de forma ética. A experiência se deu de forma satisfatória e proveitosa, demonstrando que é possível transcender os quatro muros da escola e levá-los ao cotidiano da aprendizagem fora da sala de aula.