Quem nunca mentiu atire a primeira pedra.

Filme Utilizado Mentira | Ficção | De Flávia Moraes | 1989 | 9 min | SP

Data da Experiência:06/09/2012

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Adriana Samuel Ferrari

Instituição:JOSE HERIONS, COL EST PE - ENS FUND E MEDIO
| PR | ROLANDIA
| Estadual
- Pesquisar sobre o tema em estudo, utilizando-se de várias fontes de pesquisa; - Refletir, tendo como embasamento teórico o pensamento de diversos filósofos sobre a questão da mentira & verdade; - Repensar conceitos já pré-estabelecidos e construir/reconstruir novos conceitos/conhecimentos.

1ª Atividade: Apresentação oral pela professora aos alunos sobre o conteúdo "A Família na Sociedade Contemporânea"; 2ª Atividade: Os alunos fizeram várias interferências, sempre dando ênfase na questão relacionamento entre casais, citando algumas dificuldades por eles constatadas, tais como: infidelidade, desconfiança, incompatibilidade de gênios, etc. Diante dessa situação, sugeri, para a turma, que enriquecêssemos nosso conteúdo com a exibição do curta e realizássemos o trabalho de análise sobre o filme. Eles prontamente aceitaram minha sugestão, pois manifestaram interesse pelo curta. 3ª Atividade: Exibição do curta, utilizando o laboratório de informática da escola; 4ª Atividade: Debate sobre o curta-metragem; 5ª Atividade: Pesquisa na Internet sobre o pensamento de alguns filósofos (Sócrates, Platão, Aristóteles, etc.) sobre a mentira e a verdade, procurando fundamentar o pensamento com o auxílio do conhecimento científico; 6ª Atividade: A professora, com o auxílio oral dos alunos, montou um quadro comparativo, destacando o pensamento dos principais filósofos pesquisados sobre o tema em questão; 7ª Atividade: Os alunos leram e digitaram a frase que mais gostaram sobre a mentira e a verdade; 8ª atividade: Em equipes, os alunos elaboraram acrósticos com as palavras mentira & verdade; 9ª Atividade: Relato pelos alunos das mentiras mais criativas que já ouviram; 10ª Atividade: Elaboração de um texto coletivo sobre a mentira & verdade, concluindo o tema em estudo.

A turma apreciou muito a exibição do filme, porém questionaram muito seu desfecho, não concordando com a opção do marido pela mentira. Alguns alunos, principalmente do sexo feminino, queriam dar outro final ao curta, destacando o lado romântico do casal de sempre falar a verdade um para o outro, independente da situação. Muitos relatos das mentiras criativas foram engraçados e acabaram por conduzir a turma a um momento de descontração, o que foi muito apreciado por todos, pois contribuiu para destacar esse lado humorístico de alguns alunos. Os alunos aprovaram o uso da internet como recurso pedagógico de grande relevância para enriquecer as aulas e os conteúdos. Ao final das atividades, os alunos deixaram duas frases para reflexão: É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la. (Sêneca) Ama a verdade, mas perdoa o erro. (Voltaire)