Cultura de Massa e Espírito Crítico

Instituição:CLYBAS PINTO FERRAZ DR
| SP | ASSIS
| Estadual
Compreender a utilização dos meios de comunicação como instrumento de veiculação de ideologias específicas; Analisar criticamente os programas televisivos e o mercado publicitário; Desenvolver a capacidade de leitura e análise crítica de diversos textos e contextos; Promover a escrita de textos dissertativo-argumentativo.

Introduzimos o conteúdo com uma apresentação de slides que mostram as principais mudanças mundiais no pós-guerra, em especial a divisão da Europa e da Alemanha, em blocos capitalistas e comunistas. Neste momento, verificamos as definições e os principais momentos da guerra fria, assim como os conflitos indiretos em alguns países. Após, trabalhamos com músicas do período que apresentavam críticas severas dos conflitos armados no Vietnã. Em especial os cantores: Jimmy Hendrix, Bob Dylan e Jim Morrison. No segundo encontro com a classe, estudamos os conceitos de Adorno, em especial a cultura de massa e a indústria cultural. Após exposição e reflexão sobre esses temas, foram apresentadas duas animações relacionadas à temática: ANIBOOM.COM e MEOW (1981). A partir desses curtas, realizamos reflexões em pequenos grupos, cada um com um eixo de pensamento: Cultura de Massa e TV; Mercado Publicitário e Comportamento Humano; É Possível um Olhar Crítico diante da TV; e Liberdade e TV. Por fim, montamos um grande circulo e foi feita a exposição das reflexões em grupo e um debate geral. Para encerrar a sequência didática, foi solicitada uma dissertação com o tema: "Como assistir a TV sem perder o espírito crítico?" Para fomentar a reflexão, ouvimos uma música dos Titãs e entregamos três documentos de apoio: entrevista da psicanalista Ana Olmos para a Revista IDEC sobre a TV e o desenvolvimento da criança e do adolescente; a letra da música dos Titãs "Televisão" (1985), composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto; por fim a campanha da MTV, que mostrava na emissora uma mensagem para o telespectador desligar a TV e ler um livro.

Adolescentes dispersos, jovens silenciosos. Alunos risonhos, discentes indignados. Numa propulsão de sentimentos diversos a classe foi atraída pela forte crítica social do curta de Marcos Magalhães. Antecedido pelos conceitos de Adorno que apresenta os termos Cultura de Massa e Indústria Cultural, o curta MEOW despertou os sentimentos mais profundos sobre liberdade de pensamento e de livre escolha entre os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Seríamos autônomos ao construirmos nossa história ou meros autômatos que a outros imitam e obedecem? Foi sob essa perspectiva que a roda de debate promoveu a busca de caminhos para uma apreciação crítica dos meios de comunicação como um todo e da televisão em especial. Por fim, para promover a escrita da própria existência os educandos levaram para casa textos que fomentavam ainda mais a discussão e devolveram em formato de dissertação sua opinião a respeito da temática: "Como assistir a TV sem perder o espírito crítico?"