Introduzimos o conteúdo com uma apresentação de slides que mostram
as principais mudanças mundiais no pós-guerra, em especial a
divisão da Europa e da Alemanha, em blocos capitalistas e
comunistas. Neste momento, verificamos as definições e os
principais momentos da guerra fria, assim como os conflitos
indiretos em alguns países. Após, trabalhamos com músicas do
período que apresentavam críticas severas dos conflitos armados no
Vietnã. Em especial os cantores: Jimmy Hendrix, Bob Dylan e Jim
Morrison. No segundo encontro com a classe, estudamos os conceitos
de Adorno, em especial a cultura de massa e a indústria cultural.
Após exposição e reflexão sobre esses temas, foram apresentadas
duas animações relacionadas à temática: ANIBOOM.COM e MEOW (1981).
A partir desses curtas, realizamos reflexões em pequenos grupos,
cada um com um eixo de pensamento: Cultura de Massa e TV; Mercado
Publicitário e Comportamento Humano; É Possível um Olhar Crítico
diante da TV; e Liberdade e TV. Por fim, montamos um grande circulo
e foi feita a exposição das reflexões em grupo e um debate geral.
Para encerrar a sequência didática, foi solicitada uma dissertação
com o tema: "Como assistir a TV sem perder o espírito crítico?"
Para fomentar a reflexão, ouvimos uma música dos Titãs e entregamos
três documentos de apoio: entrevista da psicanalista Ana Olmos para
a Revista IDEC sobre a TV e o desenvolvimento da criança e do
adolescente; a letra da música dos Titãs "Televisão" (1985),
composição de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto; por
fim a campanha da MTV, que mostrava na emissora uma mensagem para o
telespectador desligar a TV e ler um livro.