Que Mundo é esse?

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
O trabalho versa sobre uma experiência que está sendo vivenciada com 26 alunos da turma do 2° ano do Ensino Fundamental, a partir de um questionamento sobre o aquecimento global. O objetivo principal é mostrar através do curta na escola o processo pelo qual a sociedade passou e ainda passa por causa da globalização. É possíivel que os alunos reflitam sobre o fato dos interesses de uns estarem acima de tudo e de todos,causando a destruição dos recursos naturais, renováveis ou não, em nome do crescimento econômico e social, contribuindo para o agravamento da crise estabelecida entre o homem e a natureza.

No começo do ano os alunos levantaram questionamentos sobre o aquecimento global e os impactos da ação do homem contra a natureza. Procurando fazer da escola um espaço cada vez melhor, onde os alunos aprendam de forma significativa a serem cidadãos plenamente conscientes de seus direitos e deveres, resolvi me inscrever no Projeto Curta na Escola e passar o filme Meow para os alunos, seguindo o pensamento de Leonardo Boff:"Estamos diante de um momento crítico na historia da Terra, numa época que a humanidade deve escolher o seu futuro [...] ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida." Após os alunos assistirem o curta no dia 28 de julho, foram para a sala de aula levando os trabalhos feitos por eles, como um quadro feito com palitos de pirulitos e restos de papel; em uma telha que estava no quintal a aluna desenhou uma casa cercada de verde; com garrafas de plástico fizeram rosas, arranjos e carros, além de solicitar frases para serem colocadas no cartaz que representa uma mata onde as arvores estão sendo queimadas e os alunos do projeto tentando apagar o incêndio. Para isso, os alunos das outras salas escreveram frases que incentivam a construção de um mundo melhor. Com os papeis recolhidos, os alunos estão produzindo papel reciclado e escrevendo mensagens sobre a preservação e a importância das árvores para nossa vida, para serem entregues no dia de uma caminhada a ser realizada com a comunidade. Com o restante dos materiais reciclados, os alunos fizeram um mercadinho, onde eles aprendem a trabalhar utilizando conhecimentos matemáticos. Com certeza, estamos contribuindo para a construção da cidadania, a medida em que mostramos alguns cuidados a serem tomados para a preservação do meio ambiente.

Ao assistirem o filme os alunos riram muito com o gato, mas após indagações que fiz ,estabeleceram muitas relações: concluíram que as árvores deram lugar a prédios enormes e com o tempo vieram as indústrias; que quem tinha muito dinheiro continuou ganhando mais; quem tinha pouco continuou ganhando pouco, surgindo assim as favelas e com isso os assaltos. Concluiram também que com a industrialização surgiram as bebidas, que no caso do filme é a soda, e segundo as propagandas, só quem bebia os produtos lançados conseguiriam as mulheres mais bonitas.