|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Consumismo e suas influências

Filme Utilizado Meow! | Animação | De Marcos Magalhães | 1981 | 8 min | RJ



Data da Experiência:30/09/2008

Disciplina(s): Ciências , Ciências Sociais

Temas transversais: Diversidade , Trabalho e Consumo

Nível de ensino da turma*: Educação Infantil

Faixa etária da turma*: de 3 a 7 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:24

Autor do relato:Marinalva Lima

Instituição:TAPERA CRECHE MUNICIPAL
| SP | AMERICANA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Levar os alunos a pensarem sobre a importância da alimentação.
Perceber a influência da mídia que determina costumes e dita moda.

Sequência de atividades envolvendo o filme
1º passo - assistir o filme com os alunos para observar as reações e aceitação 2º passo - questionar sobre o que viram e o que significou para cada aluno. 3º passo - criação de desenhos livres sobre o filme.

Comente os resultados da experiência
Ao assistirem o filme a aceitação foi completa. As crianças se identificaram com as atitudes do gatinho(quando o mesmo chorava), um aluno chegou a mencionar que o gato parecia um bebê(fazendo relação com o choro). Outras crianças observaram que o gato não queria mais leite e sim refrigerante. o que mais marcou essa experiência com a classe foi o fato de as crianças interpretarem o choro do gato(chegando a tirar gargalhadas da turma). Levando em consideração a faixa etária( 2 anos e meio a 04 anos).Concluimos que o filme nos ofereceu a oportunidade de abrangermos questões sobre a mídia, alimentação, consumismo, pois, embora pequenos já são consumistas e a escola deve trabalhar com essa questão com o intuito de esclarecer os nossos alunos sobre o que é realmente importante e necessário.