A linguagem teatral e a interrelação familiar

Filme Utilizado Bicho | Ficção | De Vitor Brandt | 2008 | 14 min | SP

Data da Experiência:25/11/2009

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:marisa ferraz mantovani

Instituição:MANOEL MORATTO COLEGIO
| SP | OSASCO
| Particular
Primeiramente permitir ao aluno a experiência de observar lingagens diferentes tendo um tema centralizador; garantir ao aluno a reflexão sobre sua vida e a sociedade; observação das figuras desenhadas pelo personsgem central, além da percepção do viver solitário. valorização familiar e social.

Todo o trabalho inicia-se com a exibição de dois filmes (pré-selecionados) que permitiram o poder de escolha, inclusive dos participantes, pois cada aluno teve livre arbítrio para optar com qual filme trabalhar e qual personagem interpretar. Opção acertada, seguiram para o processo de elaboração de um roteiro teatral, com divisão de cenas, diálogos, figurinos e cenários. Passos acertados, iniciaram a elaboração do cenário e dos ensaios. Apresentação para a professora e demais colegas de sala.

Extremamente gratificante, pois até mesmo os alunos mais tímidos puderam participar, tendo liberdade na escolha do personagem e do campo de atuação, além da possibilidade criativa aguçada, pois coube a professora apenas instrumentalização dos alunos, todo o mérito final foi deles. Aos alunos ficou a certeza da recompensa de que trabalhar em equipe é gratificante, estimulante e altamente compensatório. Percebeu-se "olhinhos brilhantes" em cada etapa, principalmente por perceberem que tinham liberdade de escolhas.