O que há no espaço?

Instituição:PARAISO EMEF
| SP | CAJAMAR
| Municipal
Descobrir o conhecimento prévio dos alunos sobre o espaço. Apresentar - lhes algumas informações e instigar o pensamento investigativo e reflexivo sobre o estudo encaminhado. Saber a quantidade de planetas do nosso sistema solar. Conhecer as diferenças das estrelas e das luas (satélites naturais). Discutir curiosidades e mistérios sobre o universo.

1- Assistir ao Curta Rua das Tulipas. 2- Realizar uma roda de conversa sobre o curta e o sonho do professor Paulino de conhecer o espaço. É possível ou impossível? Questionar: Se for possível, como chegar lá? Foguetes, ônibus ou outras possibilidades? Alguém já chegou lá(astronautas)? ( O que viram? Planetas, estrelas, o sol, a lua... Como são os outros planetas (nomes e tamanhos)? Ficam perto ou longe? O que é o sol e a lua (estrela e satélite natural)? Quais são as diferenças básicas? Ao final desta roda de conversa apresentar fotos e slides de: - Veículos espaciais; - Astronautas famosos (Marcos Cesar Pontes, o 1º astronauta brasileiro, e Neil Armstrong, o 1º homem a pisar na lua); - Pôster do sistema solar; - Fotos da nossa lua e de outras luas, planetas, estrelas e do nosso sol. Por fim, registrar esta discussão com desenhos feitos pelas crianças em um grande painel.

Para este curso elaborei uma aula sobre o curta Rua das Tulipas. Gostei do plano já existente em que se trabalhavam as invenções / profissão de inventor, mas preferi trabalhar com a turminha de 6 anos: O que o professor Paulino encontrou na sua viagem ao espaço? Surgiram ideias sobre planetas, a lua, astronautas e até sobre ETs. Foi muito divertido ver como imaginação e a ficção se tornam reais na cabeça das crianças. Essa era uma turma muito apaixonada por astronomia, já havia um livro do gênero na sala, e eles demonstraram vários conhecimentos na área. Cometeram equívocos engraçados como: SATURNO É O PLANETA DOS DIAMANTES! Querendo dizer que ele possui anéis. Falaram muito, levantaram questionamentos (alienígenas), falaram do sonho de se tornarem astronautas e até fizeram relações com outros filmes e animações conhecidas.