Cineclube

Filme Utilizado 10 centavos | Ficção | De Cesar Fernando de Oliveira | 2007 | 19 min | BA

Data da Experiência:30/10/2009

Disciplina(s): Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:Julião Augusto Vieira

Instituição:E.T.E. JUSCELINO KUBITSCHEK
| RJ | RIO DE JANEIRO
| Estadual
Promover um debate livre entre alunos, a respeito do tema que envolve o filme.

Com a iniciativa de um ex aluno, que atualmente faz cinema na PUC, criamos um cineclube na escola onde trabalho Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK). O Cineclube funciona todas as sextas-feiras às 18:00. É aberto a todos que queiram participar. São exibidos filmes, preferencialmente curtas nacionais, e após as exibições é aberto o debate livre, onde todos os aspectos do filme são abordados. Eu e o ex aluno fazemos a moderação, mas deixamos o debate transcorrer livremente.

Além dos alunos da escola, também participam professores da escola, os educadores pedagógicos, etc. Iniciamos o projeto no final de outubro de 2009 e por isso tivemos a participação de poucos professores, mas o interesse foi bastante grande por parte de toda a comunidade escola, e, com isso pretendemos criar um outrohorário para que possamos atingir o maior número de pessoas. Tivemos uma grata surpresa com o nível de discussão gerada nos debates. Os alunos se mostraram bastante receptivos aos curtas e conseguiram extrair os mais diversos saberes nos filmes exibidos. Alguns filmes exibidos: "Dia sim, Dia não" (Dir. Eveline Costa), "10 Centavos" (Dir. Cesar Fernando), "Ilha das Flores" (Dir. Jorge Furtado), Palace II (Dir. Fernando Meirelles e Kátia Lund), "Para inglês ver" (Dir. Vitor Granado e Robson Dias), Identidade (Dir. Fernando Meirelles), entre outros.