Música e poesia com Patativa

Filme Utilizado Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE

Data da Experiência:31/08/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:SILVIA HELENA S VASCONCELLOS

Instituição:SILVERIO MONTEIRO PROF E.M
| SP | ITAPEVA
| Municipal
Oferecer possibilidade de pensar a língua através da variedade linguística; Apreciar a cultura popular e reconhecê-la como parte da história do país; Conhecer a poesia e história de Patativa do Assaré.

1ª etapa: Apresentação da biografia de Patativa do Assaré; Apresentação de slides sobre Literatura de Cordel; Explanação sobre variedade linguística; Apresentação do vídeo "Patativa"; Socialização das impressões sobre Patativa. 2ª etapa: Audição e leitura da música "Vaca Estrela e boi Fubá"(citada no vídeo Patativa)(http://www.youtube.com/watch?v=Xdgot5Cgwpk interpretação de Mayck e Lyan); Aplicação de análise de vocabulário (compreensão das palavras da música); Socialização das impressões sobre a poesia.

Trabalho em uma escola da zona rural e os alunos identificaram-se muito com o vídeo Patativa pela experiência que ele relata entre "roça e poesia" e, em seguida, com a música "Vaca Estrela e boi Fubá" pelo estilo de música que costumam ouvir. Demonstraram-se interessados e participativos em todas as etapas da aula, percebendo que a poesia pode estar em todos os lugares.