Indústria automobilística e mobilidade urbana

Plano de Aula do Filme O Carro do Ano | Documentário | De Guilherme Aguilar, Luiz Ferraz | 2010 | 10 min | SP

Em cidades como as grandes capitais do Brasil, o planejamento urbano parece estar sempre atrasado em relação às necessidades da população. Na história recente do Brasil, o desenvolvimento econômico foi fortemente marcado pelo desenvolvimento da indústria automobilística. A conjunção desses dois fatores acaba por comprometer a vida das pessoas na cidade e transporte público e privado concorrem com o mesmo espaço e as mesmas condições de mobilidade.

Discutir o papel dos meios de transportes na estruturação da vida na cidade

Conhecer as modificações culturais e de comportamento, decorrentes do advento e da ocupação da cidade pelos carros

Conhecer as importantes manifestações políticas em torno das questões desenvolvimentistas envolvidas no processo de produção de veículos.

1° momento:

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões(as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar? Você concorda?

2° momento:

Divida os alunos em grupos e proponha uma pesquisa sobre o desenvolvimento da indústria automobilística brasileira. Conversem sobre o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo o seu impacto na cidade onde os estudantes vivem destacando os pontos positivos e os pontos negativos da expansão do acesso ao automóvel para a sociedade. Oriente-os para que identifiquem as principais razões que motivaram a expansão da indústria automobilística no Brasil.

Como apoio à pesquisa, esses sites podem ser consultados.

Democracia e Populismo: JK, Jânio e Jango

O Brasil a 100 por hora

Uma Modernização Conservadora

A Importância Da Manutenção Na Indústria Automobilística

3° momento:

Assista com os alunos ao episódio do documentário "A história automobilística brasileira 01- a história da luta pelo transporte em São Paulo"

Proponha um debate comparando as condições de 1952 e as condições atuais. O que há de diferente entre as duas épocas? O que há de semelhante? Possibilite que estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas por eles.

4° momento:

A culminância dessa proposta está na produção de um vídeo por grupo que organize as informações e conhecimentos adquiridos pelos alunos e antecipando situações de mobilidade urbana para o futuro. Os formatos sugeridos para os vídeos poderão ser documentários, reportagens, ficção. O ideal é que não ultrapasse 10 minutos. Você poderá organizar um festival de vídeos em que os alunos possam escolher a melhor produção.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas