A religião no contidiano

Plano de Aula do Filme Tzubra Tzuma | Animação | De Flavio del Carlo | 1983 | 13 min | SP

A diversidade das culturas no mundo é representada por diversos elementos do comportamento das pessoas. Se cada povo tem um modo de se relacionar com a sociedade e com a natureza, podemos afirmar também que as religiões e crenças definem o modo em que as relações se estabelecem. E assim, a história da humanidade vai sendo construída a parte da relação do homem com a natureza, com as pessoas e com suas crenças.

Compreender a diversidade presente no mundo e nas relações humanas

Entender a influência das crenças na maneira como interpretamos o mundo e nele intervimos

Identificar as influências religiosas na relação das pessoas com o mundo, com a natureza e com o humano.

1º momento

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?

2º momento

Exponha para os alunos o contexto histórico em que Jean-Jaques Rousseau viveu e seus conceitos filosóficos. Proponha aos alunos que se dividam em grupos e que discutam entre si a partir da frase de Jean-Jacques Rousseau: "O homem nasce bom, a sociedade os corrompe".

Questões sugeridas para estimular a discussão:

1. O que é ser bom?

2. O faz fazer o bem?

3. Por que as pessoas tem que respeitar as outras?

4. Quando uma pessoa pode ser considerada uma "boa pessoa"?

5. Quando uma pessoa pode ser considerada má?

Modere a discussão sempre trazendo os aspectos da obra de Rousseau. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões. Procure destacar nos relatos a frequência com a qual eles destacam argumentos que tenham relação com fundamentos religiosos. O objetivo é demonstrar que, ainda que não sejam adeptos a alguma religião/crença ou não pratiquem, o quanto nossos valores estão relacionados a conceitos que trazemos das religiões mais comuns.

3º momento

A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto argumentativo sobre a influência da região no cotidiano.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas