De olho nas horas: Sobre homens e relógios...

Plano de Aula do Filme Todas as Horas | Documentário | De Kiko Mollica | 2003 | 1 min | MG

Hoje os relógios são onipresentes e, para as novas gerações, constituem apenas mais uma utilidade prestada por recursos tecnológicos de última geração, como os telefones celulares ou os computadores. Antigamente, nem mesmo os relógios de pulso eram tão presentes no cotidiano, cabendo aos relógios de parede a honra e a responsabilidade de ordenar o tempo de todos numa casa. Eram considerados importantes no mobiliário das casas, ficando em destaque em algum canto, para as peças maiores, ou em paredes próximas a locais por onde todos perambulavam. Medir o tempo e orientar as ações pelos relógios eram suas utilidades maiores como podemos perceber no curta Todas as Horas. O que, no entanto, nos orienta a medir o tempo e como fazemos isso?

Incentivar as novas gerações a entender o conceito de tempo, a aprender as diferentes formas de medir o tempo, o funcionamento dos relógios, os diversos relógios criados pelos homens (dos naturais, passando pelo biológico e chegando a tecnologia de ponta), a relação estabelecida entre os homens e o tempo.

- Comece o trabalho pela pergunta mais óbvia e direta sobre o assunto: "Que horas são?" - Pergunte aos alunos como eles viram as horas e porque fazemos isso. - Peça a eles que relacionem em seus cadernos, reproduzindo um relógio, o que fazem durante cada hora do dia. Isso pode ser ampliado com informações sobre as atividades dos pais, irmãos e amigos ao longo das horas do dia. - Oriente-os para fazer uma pesquisa em casa sobre os relógios ali utilizados e, ainda, como se orientavam as pessoas mais velhas, como seus próprios avós, quanto as horas do dia. - Mostre o curta Todas as Horas. - Peça ao grupo que faça um texto, gravação em áudio ou vídeo através do qual contem histórias parecidas com a do curta Todas as Horas baseadas em situações vividas por suas famílias ou amigos. Obs. O trabalho com este curta e temática pode ser desenvolvido para diferentes níveis educacionais e faixas etárias, devendo ser adaptado de acordo com a necessidade de cada grupo com o qual será desenvolvido.