O Brasileiro e sua maior paixão, na visão de Nelson Rodrigues

Plano de Aula do Filme Óbvio Ululante | Documentário | De Sérgio Sá Leitão | 2002 | 10 min | RJ

Um imortal em suas frases, criações e textos, este é Nelson Rodrigues. Cronista do cotidiano, atento as múltiplas facetas do que acontecia ao seu redor, jornalista e escritor convicto de que as grandes histórias envolvem os personagens mais comuns, era também um amante do futebol e do Fluminense. Conhecer sua obra também passa, necessariamente, por seus textos e citações a respeito da grande paixão nutrida pelos brasileiros em relação ao esporte bretão.

Apresentar Nelson Rodrigues e sua obra a partir de uma das vertentes em que se destacou, o futebol. Ao mesmo tempo, colocar em discussão e análise a paixão do brasileiro pelo futebol.

Quem foi Nelson Rodrigues? Inicie sua aula com esta pergunta. Certamente será difícil encontrar algum aluno que conheça o jornalista e escritor, talvez por conta de alguma produção veiculada na TV. Se ninguém ou somente poucas pessoas se atreverem a responder, afirme somente que: Nelson Rodrigues é um dos torcedores mais emblemáticos do Fluminense! Depois disso passe o filme e proponha pesquisas e criação de materiais para mostras sobre os dois temas abordados no curta, ou sejam: Futebol (Sua história, desenvolvimento, clubes...) e Nelson Rodrigues (o escritor, jornalista, torcedor...).