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Ponto de partida para questões de meio ambiente, sociologia, cultura, entre outras.


Plano de Aula do Filme Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada | Animação, Documentário | De Lancast Mota | 2004 | 13 min | RS


O pai do Zé Carioca. Esta é uma das facetas pela qual ficou conhecido o desenhista gaúcho Renato Vinícius Canini. De acordo com o site Universo HQ o personagem Zé Carioca da Disney foi abrasileirado de fato nas histórias em quadrinhos graças às mãos de Canini, que, a partir do começo dos anos 70, inseriu-o nas histórias sobre malandragem, favelas, samba, futebol, macumba, fuga dos cobradores, a identidade secreta de Morcego Verde, a amizade com os vizinhos e a enrolação para cima da namorada.
Canini nasceu em Paraí, interior do Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1936. O artista desde muito pequeno se interessou pelos desenhos e passava rabiscando durante tardes inteiras em lajotas na frente de casa. O primeiro emprego veio aos 21 anos, na revista Cacique, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Na década de 60, foi trabalhar na revista Recreio que era uma publicação infantil com tiragem semanal de 250 mil exemplares.
Foi na revista Recreio que Canini criou o caubói Kactus Kid, uma hilariante paródia aos mocinhos do faroeste, publicado na extinta revista Crás!. Ilustrou mais de 50 obras infanto-juvenis, de vários autores incluindo obras de Erico Veríssimo. Criou a série Vaca Amarela, de 12 volumes, ganhadora do Prêmio Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Atualmente está aposentado e vive com a sua esposa em Pelotas.
O Diretor Lancast Mota no Curta "Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada" de 2004, que é um documentário na forma de animação, mostra ao público a carreira do desenhista gaúcho por meio de uma pequena coletânea de trabalho que começa com uma apresentação bem humorada de quem é o artista (Sou o Renato Vinicius Canini, muito prazer, vá entrando, as páginas são suas...)
Na seqüência o diretor vai contar a trajetória de Canini (Era uma vez um desenhista que arranjou um emprego numa revista infantil... ele fazia desenhos com a leveza de uma oração) dando ênfase à crítica sutil que o artista fazia aos heróis americanos (Em 62 se deu o entrevero por causa de um bando de heróis que trouxeram do estrangeiro...Veio o super-super, o Bat mais-tersol e o Bru-bru...Veio todo o tipo).
Outra passagem da vida de Canini que é muito bem retratada no curta é o seu trabalho na revista Recreio (...O desenho infantil de Canini explodiu em cores, combinações e tons ...) e também o seu amor pelo meio ambiente (...Em 1974, a palavra ecologia não era dita com tanta freqüência... Na Editora Abril surge Tibica,
a voz da natureza).
Canini também produziu Cartoons, Caricaturas e ilustrou livros infantis (...A aventura de ilustrar livros infantis é cheia de alegrias e emoções, a cada página uma nova surpresa, um novo desafio) e criou em meados da década de 70 um personagem que marcou a história dos quadrinhos brasileiros, o Kactus Kid (Amado pelas mulheres, invejado pelos homens, temido pelos bandidos e perseguido pelos credores...)
A nossa proposta é que, tendo como ponto de partida o Curta Kactus Canini Kid, o aluno discuta questões como a preservação do Meio Ambiente, a vida em sociedade, a cultura entre outras e para que isso seja possível escolhemos como ferramenta pedagógica trabalhar Fanzine e e-zine.




Objetivos
 Discutir, a partir da história do Curta Kactus Canini Kid, questões relacionadas à preservação do Meio Ambiente, a vida em sociedade, a cultura
 Aprimorar o potencial literário dos alunos e fazer com que se identifiquem com a sociedade e a sua esfera social, mostrando o seu jeito de pensar
 Pesquisar ações que fazemos no nosso dia-a-dia e que são importantes para a preservação da Natureza e da cultura e possam contribuir para a melhoria da vida em sociedade
 Desenvolver a criatividade com a concepção, produção e edição de Fanzines e e-zine
 Desenvolver a expressão escrita ao exercitar a elaboração dos textos
 Desenvolver o trabalho colaborativo
 Fazer com que estes jovens se tornem excelentes leitores e produtores de textos
 Diversificar a aprendizagem através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
 Ampliar as possibilidades de práticas interdisciplinares.

Situação Didática
O trabalho tem início com uma pesquisa prévia, que será realizada pelos alunos em jornais, livros, revistas e Internet sobre os seguintes temas: formas de preservação do meio ambiente, do resgate e manutenção da cultura, da vida em sociedade etc. O objetivo deste levantamento é fazer com que o aluno comece a compreender que, muitas vezes, a mudança de atitude em relação à natureza, à cultura e a sociedade é algo que se consegue com pequenas ações.

Na seqüência os alunos terão a apresentação do Curta "Kactus Canini Kid, uma Graficobioanimada". Ao final do filme, o professor poderá desenvolver um debate sobre os temas tratados no curta como Meio Ambiente, Cidadania, Solidariedade etc e, a partir daí, dividir a turma em grupos para que cada conjunto monte um fanzine ou um e-zine.

A elaboração do Fanzine começa com uma pesquisa aprofundada sobre o tema que se quer abordar (cada grupo de alunos irá escolher o tema com o qual tenha maior identificação ou que tenha curiosidade de estudar), depois passam a elaboração de um roteiro.

O roteiro tem inicio com a escolha do "mote" que é a informação mais relevante que queiram passar aos leitores. Feito isto segue para a elaboração dos conteúdos que serão necessários para o desenvolvimento da idéia e para isso podem utilizar desenhos, charges, poesias, crônicas etc.

Com esses elementos em mãos o grupo poderá mergulhar na produção.

A seguir apresentamos as etapas para a criação do fanzine e do e-zine e damos algumas dicas para a elaboração.


Para se produzir um Fanzine

1. Após você ter escolhido o tema e ter pesquisado sobre ele você deverá realizar um esboço do seu Fanzine. Para isto você irá desenhá-lo em folhas de papel. O importante é modelar toda estrutura, pois assim você terá idéia de como os elementos (desenho, ilustração, quadrinhos, texto etc) serão distribuídos e qual será o melhor aproveitamento das páginas.

2. Defina qual tamanho terá o seu Fanzine. O mais comum é o de formato A5 (meio-ofício), pois facilita na hora de tirar cópias. O número de páginas irá depender da quantidade de material que você vai produzir.

3. Chegou à hora de produzir o material. O grupo irá escrever crônicas, textos, poesias, quadrinhos, charges e cartoons. O Fanzine é livre de regras e todas as produções artísticas têm espaço nesse veículo.

4. É hora então de pensar na diagramação. Este é o momento que iremos decidir como ficarão a composição de textos e títulos, cortes de fotografias ampliadas ou reduzidas, separação de cores, pano de fundo e outros elementos nas nossas páginas. A diagramação pode ser feita de duas formas:

a. Diagramação Artesanal - para isto iremos precisar de cola, tesoura, várias folhas de sulfite e um corretivo ou tinta guache branco. Os textos podem ser escritos à mão ou num editor de texto e todo o trabalho tem como suporte a colagem.
b. Diagramação em Computador - Você poderá usar qualquer programa de edição e ou de editoração e nele construir o seu Fanzine podendo modificar estilos, filtros, inserir figuras, aplicação de máscaras e sombras de acordo com o seu conhecimento sobre o programa.


Dicas para a Diagramação:

O Título deve ser grande para chamar a atenção do leitor. Escreva o nome da equipe, quem produziu e colaborou na edição e o endereço eletrônico para correspondência.

5 Montagem das páginas - a maneira mais fácil e econômica de fazer isso é imprimir as páginas produzidas e colá-las em uma folha de tamanho maior reproduzindo a idéias de uma revista.

6 Tiragem - o grupo irá decidir quantos Fanzines irão imprimir para circular entre as turmas da escola. Para cópias em xerox, de inícios 30 exemplares é o suficiente.


O que é um Fanzine

Fanzines ou zines são publicações quase sempre independentes, que prezam pela liberdade de expressão e a anarquia de conteúdos. São veículos de opinião "extra-oficial".

O Fanzine prega a difusão desordenada da informação, sem formatos preestabelecidos ou manuais de redação e estilo, mas que não deixam de criar em torno de si uma organização própria, com temas, público, linguagem e táticas de publicação chamadas de Cultura do Zine.

O seu surgimento é motivo de polêmica, pois alguns afirmam que o zine que hoje conhecemos surgiu no final da década 70, junto com o movimento punk na Inglaterra, já outros, acreditam que eles teriam surgido nos EUA, na década de 30, em plena depressão americana.

O ponto comum é que a produção de fanzines está calcada em três aspectos principais: a paixão por um determinado assunto ou prática o desejo de expressar idéias, pensamentos, críticas, e a satisfação pessoal de ver a repercussão pública de algo absolutamente autoral.

A tiragem de um fanzine é pequena e a maioria das publicações circula com prazos variados e número de páginas diferente a cada edição, dependendo dos custos, material disponível, tema abordado e tempo de produção.

E-zines

É a forma digital dos Fanzines. Ele pode ser produzido em um blog. Aqui o grupo não terá problemas de custo referente à quantidade de páginas utilizadas. O processo de produção é o mesmo do Fanzine.

Na seqüência apresentamos alguns modelos de E-zines:

071 Zine - E-zine destinado a divulgar os trabalhos de novas bandas, zines, shows, demos, HQ e cultura alternativa em geral. Salvador, BA. http://www.geocities.com/SunsetStrip/Mezzanine/1470/

4 Cantos - E-zine gospel. Informações sobre cultura, vida cristã e artes gospel. Volta Redonda, RJ. http://www.4cantos.cjb.net/

Cena Urbana - Fanzine virtual sobre a cidade do Rio de Janeiro. Design, Web design, moda, literatura, publicidade, poesia, fotografia, comportamento, música, cinema, teatro, graffiti, quadrinhos, artes e trabalho voluntário.

http://www.cenaurbana.com.br/

Gibi Arte - Home page especializada em arte, design, história em quadrinhos, ilustrações, desenhos, arte-final, gif, mid etc. http://www.gibiarte.cjb.net/

Comentários
Material pesquisado:

MIDIA ALTERNATIVA INVADE ESCOLA
PUBLICAhttp://www.alb.com.br/anaisjornal/ezequiel/comunicacoes/MIDIA%20ALTERNATIVA%20INVADE%20ESCOLA%20PUBLICA.htm

Sobre Canini:
http://www.universohq.com/quadrinhos/entrevista_cannini.cfm
http://www.coletiva.net/perfilDetalhe.php?idPerfil=169 - coletiva net

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Maria Elizabeth B. Almeida


Formação: Graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000).
Atividades Profissionais: Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Depto de Ciência da Computação, da PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia e Formação de Educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias na escola, educação a distância, tecnologia e formação de educadores, inclusão digital, gestão escolar e tecnologias.
Publicações: MASETTO, M. T. ; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de ; ALONSO, Myrtes . Teacher Education in a Digital Environment: an interdisciplinarity experience in a graduate course. Informática na Educação, v. 8, p. 49-60, 2006. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de . Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo. Revista E-Curriculum, Internet, v. 1, n. 1, 2005.
Nível: Ensino Superior
Instituição: PUC/ SP | | SP