|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Adolescência


Plano de Aula do Filme Tudo o que é Sólido Pode Derreter | Ficção | | 2005 | 16 min | SP


Conseguir aceitar o diferente é uma tarefa muito difícil na fase da adolescência. Os jovens estão sempre desejando parecer com alguém, para não ser diferente. E os que são, acabam se sentindo deslocados, pois há a discriminação. Esse curta discute, pelo olhar de uma menina de 15 anos, as dificuldades enfrentadas por ela nessa fase tão encantadora e ao mesmo tempo tão difícil: a adolescência.





Objetivos

- Refletir sobre o que é a adolescência.

- Compreender qual é o próprio papel no contexto social da adolescência.


Situação Didática

1° momento:


Para que essa atividade seja mais produtiva, é importante que os alunos conheçam a história de Hamlet na aula de literatura. Caso ainda não tenha sido solicitada essa leitura na aula de literatura, pergunte se algum aluno conhece a obra, e solicite que ele socialize a história com os colegas, nesse momento pode sugerir também uma pesquisa na internet sobre Hamlet. Em seguida coloque o curta para os alunos assistirem


2° momento:


A partir do roteiro de perguntas inicie a discussão oral relacionando o tema a situações contextuais da turma. Sugestão de questões:


- Vocês se sentem felizes?

- Quais são os momentos em que vocês não se sentem bem?

- Relate alguma atitude relacionada a seus colegas em que você se sentiu constrangido?

- Você se sente livre para fazer o que deseja? Por quê?

- Liberdade tem limite?

- Quem é livre pode ou deve ser responsável?


3° momento:


Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam um roteiro para a produção de um vídeo caseiro, cujo tema principal é a adolescência. Solicite, a exemplo do curta assistido pela classe, que o tema principal tenha alguma literatura ou poesia ou música ou pintura como pano de fundo.


4° momento:


Depois dos vídeos prontos, organize um "festival de curtas".

Para dar continuidade à discussão do tema - adolescência - sob outra ótica: o medo da liberdade na adolescência, assista ao curta: O paradoxo de um passarinho, disponível no nosso site.



Pedagogo Autor do Plano de Aula
Caroline Franco


Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas
Nível: Ensino Superior