O homem e suas relações

Plano de Aula do Filme Pax | Animação | De Paulo Munhoz | 2005 | 14 min | PR

A diversidade das culturas no mundo é representada por diversos elementos do comportamento das pessoas. Se cada povo tem um modo de se relacionar com a sociedade e com a natureza, podemos afirmar também que as religiões e crenças definem o modo em que as relações se estabelecem. E assim, a historia da humanidade vai sendo construída a parte da relação do homem com a natureza, com as pessoas e com suas crenças.

Analisar os processos de poder presente no mundo e nas relações humanas.

Compreender a violência instalada na sociedade contemporânea.

Compreender os mecanismos diversos de dominação existentes nas sociedades.

1º momento

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (as questões são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)

- Do que se trata o curta?

- Quais reflexões o curta provoca?

- O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

- Qual a mensagem que o curta quer passar?

2º momento

Proponha aos alunos que relatem/pesquisem as situações de violência que observaram serem destacadas nos meios de comunicação. Procure levantar com os alunos, a variação da interpretação da mesma notícia.

Questões sugeridas para estimular a discussão:

1.O que é violência? Quais os tipos de violência que existe em nossa sociedade?

2.Qual a relação da linguagem com a violência?

3. Você já sofreu ou presenciou algum tipo de violência? Quais foram as consequências?

Após a discussão do grupo, peça para que cada grupo procure destacar os aspectos em que eles acreditam que a violência pode ser estimulada pela comunicação. O objetivo é demonstrar que ainda que os meios de comunicação tenham a função de informar os acontecimentos, muitas vezes eles potencializam a violência.

3º momento

A partir da discussão, os alunos deverão produzir um texto sobre algum episódio de violência encontrado na pesquisa. A produção poderá ser feita em grupo, e cada grupo deverá elaborar o texto em um gênero literário diferente: poema, jornalístico, conto, relato.

4º momento

Os textos serão apresentados oralmente pelos grupos. O objetivo é demonstrar como a linguagem influencia na compreensão dos fatos. Os textos produzidos poderão ser compilados em uma pequena publicação para ser reproduzida e distribuída na turma. Para isso pode ser usada a plataforma Livros Digitais.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas